Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Agricultoras se mobilizam para pedir por direitos e segurança no campo no Rio Grande do SulAgricultoras se mobilizam para pedir por direitos e segurança no campo no Rio Grande do Sul

Compartilhe:
Publicado em 10/03/2019, Por G1/RS

A sexta-feira (8) teve mobilização de agricultoras pelo Dia Internacional da Mulher. Milhares de mulheres se reuniram para pedir mais segurança no campo, menos violência, e também a garantia dos direitos das trabalhadoras.

No Vale do Rio Pardo, a cidade de Vera Cruz teve protesto de mais de 4 mil trabalhadoras rurais, reivindicando os direitos na previdência rural e melhores condições na saúde pública.

No Sul do estado, o município de Cristal também registrou protestos de agricultoras de 16 municípios da região. Elas se reuniram às margens da BR-116, acompanhadas pelos filhos e companheiros.

Conforme a coordenadora regional da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Mariana Vergara Scaglioni, o objetivo é valorizar as mulheres. "Agora, na atual conjuntura do nosso governo que quer tirar o nosso direito de nos aposentar com 55 e 60 anos, a gente tá trabalhando nisso muito forte", afirma.

A agricultora Lúcia Maria Hubner veio de São Lourenço do Sul, com outras 22 mulheres, para participar dos protestos. Segundo ela, o dia é de lutar por direitos, mas também de comemorar as conquistas. "Hoje é um dia de fazer festa", exclamou.

E em Porto Alegre, as manifestações foram no largo Glênio Peres, no centro. Com cartazes e faixas, integrantes da Via Campesina e diversos movimentos sociais participaram de painéis sobre feminicídio, reforma da previdência e saúde da mulher.

Também protestaram contra a violência e realizaram um ato pela vida das mulheres trabalhadoras. A manifestação terminou com uma caminhada.

(FOTO: REPRODUÇÃO/RBS TV)







Podcasts

Ver + Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024
ENTREVISTA Boletim Pré Custeio | Sicredi Altos da Serra
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 27 de Março de 2024