Envie seu whats:
(54) 99673-0977


REGIÃO

Escola em Erechim aposta na meditação como aliada na aprendizagemEscola em Erechim aposta na meditação como aliada na aprendizagem

Compartilhe:
Publicado em 13/06/2019, Por Jornal Bom Dia

A concentração é essencial para melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Essa é a aposta da Escola Estadual Normal José Bonifácio, que por meio do Projeto Em Paz, oportunizou técnicas de meditação e yoga aos estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.

De acordo com a orientadora educacional da instituição, Wahidy Ana Makkdetoni, a ideia surgiu dos professores. "Nós percebemos que ultimamente as crianças estão muito agitadas e isso implica na concentração dentro do espaço escolar. Com isso, contatamos com o professor Edson Luis Savegnago para trazer à escola seu projeto, de modo que pudesse auxiliar no ensino desses estudantes", relatou em entrevista ao Jornal Bom Dia.

Wahidy explicou ainda, que por ser um projeto particular, para viabilizá-lo a escola teria que destinar parte de sua verba. "Para conseguir liberação para as atividades fizemos uma reunião com o Círculo de Pais e Mestres (COM), visto que é o trabalho do professor e ele precisa de recursos financeiros para manter o projeto", complementou.

E a ação não é direcionada apenas aos estudantes, mas a toda comunidade escolar. "Além das crianças, ele trabalhou com os professores, funcionários, bem como, com as famílias. Contudo, em função das rotinas de trabalho, por exemplo, muitos pais e mães não puderam comparecer", concluiu a orientadora.

 

"Despertar a consciência da paz"

O idealizador do projeto, Edson Savegnago, explicou que o objetivo é tornar a meditação uma prática presente e, por isso, a atuação junto aos adultos é essencial. "O plano é atender a escola como um todo, ou seja, em todas as esferas e grupos, para que todos estejam articulando o mesmo discurso e conseguindo despertar uma consciência de paz", relatou à reportagem.

Sobretudo, o professor acredita que para repassar uma sensação, em primeiro lugar, a pessoa precisa senti-la. "Não posso participar de movimento pela paz, se não estou em paz. Desta forma, se tanto se fala que as crianças são agitadas e hiperativas, elas podem estar apenas repetindo um padrão, o nosso, porque nossa rotina é agitada. Portanto, atendo os professores, funcionários e os pais, ou seja, os adultos, porque não adianta "cobrar" algo que não estamos aplicamos em nossa vida", complementou.

O projeto possui diversas etapas. A primeira é com os professores para que Savegnago possa orientá-los sobre como podem realizar uma meditação guiada com os estudantes. Depois é a vez dos pais e funcionários participarem da ação e, posteriormente, ele atende as turmas individualmente. Com cada grupo, o professor utiliza uma metodologia diferente. Na quarta-feira (12), ocorreu a última etapa, com a meditação em grupo, unindo todas as turmas. "A ação contempla elementos de yoga, que envolvem movimento, porque as crianças têm energia e é preciso acordar e conhecer o corpo. Aos poucos levo-os para um estado meditativo e depois chega na etapa de relaxamento", contou Savegnago. 

Para o professor, a meditação auxilia em diversas dimensões da vida e com a educação não é diferente. "Essa é só uma das várias técnicas que existem para potencializar a paz interior. Na escola, o estudante poderá perder o medo da prova, ficar mais calmo e melhorar o comportamento nos momentos de intervalos", concluiu.

Na Escola José Bonifácio o projeto durou cerca de dois meses. No entanto, ele é desenvolvido em diversas instituições de ensino na região Alto Uruguai e cada cronograma é planejado conforme a dinâmica da escola.

(FOTO: AMANDA MENDES / JORNAL BOM DIA)






Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 30 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 29 de Abril de 2024
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 27 de Abril de 2024