Envie seu whats:
(54) 99673-0977


REGIÃO

Hospital São Vicente disponibiliza Citometria de Fluxo para Passo Fundo e regiãoHospital São Vicente disponibiliza Citometria de Fluxo para Passo Fundo e região

Compartilhe:
Publicado em 10/07/2019, Por Assessoria de Imprensa HSVP

Quando falamos sobre doenças onco-hematológicas, o tempo é um dos fatores fundamentais para tratamento e cura. Quanto antes for descoberta a doença e suas características, mais rapidamente a conduta médica será tomada. Por isso, desde 2017, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, incorporou ao seu centro de atendimento o serviço de Citometria de Fluxo, uma tecnologia que permite analisar simultaneamente características estruturais e funcionais de células ou partículas em suspensão, avaliando-as individualmente. Este método de diagnóstico agrega rapidez e eficiência necessárias para identificar, de forma mais precoce, e monitorar doenças onco-hematológicas e imunológicas.

 A bióloga responsável pelo serviço, Tatiane Torres, explica que as análises são realizadas no equipamento FACSCANTO II (8 cores). Dependendo do material a ser analisado, a coleta é realizada pelo médico, como por exemplo, medula óssea e líquor, ou pode ser coletado por profissionais da área laboratorial, quando o material for sangue periférico. “Após a coleta as amostras são encaminhadas ao setor de Citometria de Fluxo onde serão processadas e analisadas. Para a análise, são utilizados anticorpos monoclonais, os quais interagem com as células da amostra produzindo uma reação que é avaliada no citômetro de fluxo. A partir desta reação é possível identificar ganho ou perda de antígenos expressos (resposta imune) em cada célula. Posteriormente é feita a interpretação dos dados, identificando assim a ausência ou presença de populações anômalas (atípicas)”.

Os exames realizados por Citometria de Fluxo são imunofenotipagem para leucemias e linfomas; pesquisa de doença residual mínima (DRM); imunofenotipagem para líquidos serosos e líquor; Hemoglobinúria Paroxística Noturna (HPN); Subpopulações linfocitárias (CD3/CD4/CD8/CD19/CD16/CD56) e quantificação CD3/CD4/CD8.

Em um primeiro momento, foram beneficiados os pacientes atendidos pelo Instituto do Câncer e Centro Oncológico Infantojuvenil do hospital. "Desde junho deste ano, ampliamos o serviço com o objetivo de atender outras demandas de Passo Fundo e região, no auxílio ao diagnóstico de leucemias, linfomas e outras neoplasias hematológicas, além do acompanhamento da Doença Residual Mínima (DRM)", salienta Tatiane.






Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 30 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 29 de Abril de 2024
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 27 de Abril de 2024