Envie seu whats:
(54) 99673-0977


REGIÃO

Frigorífico de Passo Fundo é interditado por tempo indeterminado, por foco de coronavírusFrigorífico de Passo Fundo é interditado por tempo indeterminado, por foco de coronavírus

Compartilhe:
Publicado em 24/04/2020, Por GaúchaZH

A unidade do frigorífico da JBS em Passo Fundo foi totalmente interditada, por tempo indeterminado, após o encerramento de fiscalização da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, órgão vinculado ao Ministério da Economia. O termo de fechamento da empresa foi emitido na tarde desta sexta-feira (24) pelos auditores fiscais do trabalho que atuam na inspeção da planta há três dias.

O motivo da interdição é o fato de o frigorífico ter se tornado um foco de coronavírus, com 19 trabalhadores testados positivos para a doença. Além disso, dois familiares desses empregados infectados morreram por força da covid-19. Há pelo menos 15 outros trabalhadores sob suspeita de terem contraído o vírus.

— As questões mais importantes são a falta de local de triagem adequado, aglomeração de funcionários durante a troca de turnos, não cumprimento do distanciamento seguro entre os funcionários, falta de comunicação de casos suspeitos para a vigilância epidemiológica e ausência de monitoramento dos funcionários. Em 17 de abril, a empresa tinha sete casos confirmados de covid-19. No dia 23, já eram 19 confirmados. Em apenas seis dias, quase triplicaram os positivos — explica Mauro Marques Müller, coordenador estadual da seção de Saúde e Segurança do Trabalho, da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho.

Ele explica que o termo de interdição total é uma medida administrativa e cautelar, com o objetivo de evitar mais adoecimento de trabalhadores. A empresa pode recorrer à Superintendência Regional do Trabalho, mas a ação não gera efeito suspensivo. A JBS ainda pode buscar recursos na esfera judicial.

Para a empresa ser reaberta e voltar a operar, o frigorífico terá de adotar medidas de correção. Na esfera judicial, o Ministério Público do Trabalho (MPT) move ação civil pública contra a unidade de Passo Fundo da JBS devido ao foco de coronavírus na planta. Após as notícias de casos positivos acumulados, uma audiência emergencial foi convocada para a tarde desta sexta-feira na Justiça do Trabalho.

Em números absolutos, Passo Fundo é a segunda cidade do Rio Grande do Sul com maior incidência de coronavírus, com 73 casos confirmados e seis óbitos, atrás apenas de Porto Alegre.

A JBS discorda do número de casos positivos divulgados pelo MPT a partir de relatórios da Secretaria Estadual da Saúde: para a companhia, a planta de Passo Fundo tem 12 contaminados pelo coronavírus, e não 19.

 

Contraponto

O que diz a JBS

"A JBS tem adotado  todas as medidas para garantir a máxima segurança e prevenção de cada um dos colaboradores das suas fábricas, Centrais de Distribuição e escritórios. Incluem-se nessas medidas: desinfecção diária e periódica das instalações, medição de temperatura de todos os colaboradores antes de acessarem a unidade, afastamento de pessoas do grupo de risco, inclusão de novos EPIs como máscaras acrílicas, obrigatoriedade do uso de máscaras para 100% dos colaboradores incluindo a área administrativa, medidas de distanciamento social, vacinação contra gripe H1N1, entre outras ações.

Todas as medidas seguem as determinações dos órgãos de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde, além de cumprir integralmente o protocolo da Secretaria do Trabalho (Ministério da Economia). Adicionalmente, a empresa contratou e está em total conformidade com as orientações das consultorias de renomados médicos e especialistas  sobre as práticas adotadas.

A Companhia esclarece ainda que adota protocolos detalhados e específicos e, no caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, é prestado imediato atendimento com total apoio a ele e seus familiares até seu pronto restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado de suas atividades e com acompanhamento integral. Além disso, a empresa inclui como procedimento-padrão a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha em caráter adicional.

A proteção dos seus colaboradores tem sido o primeiro objetivo da JBS, desde o início da pandemia da Covid-19. Continuaremos pautados por esse princípio e confiamos em que as atividades em Passo Fundo serão retomadas brevemente."

(FOTO: DIVULGAÇÃO JBS)






Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 30 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 29 de Abril de 2024
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 27 de Abril de 2024