Envie seu whats:
(54) 99673-0977


REGIÃO

Usina de Machadinho completa na quinta-feira dois meses sem produzir energiaUsina de Machadinho completa na quinta-feira dois meses sem produzir energia

Compartilhe:
Publicado em 13/05/2020, Por Rádio Atual

Nessa quinta-feira (14) completam dois meses que um dos maiores empreendimentos energéticos do país, a Usina Hidrelétrica Machadinho, cuja Casa de Força está localizada em Piratuba, paralisou a produção devido à forte estiagem.

Com capacidade instalada de 1140 MW (o que corresponde a cerca de 37% da demanda de energia do estado de Santa Catarina ou 23% do total consumido pelo estado do Rio Grande do Sul) , há quase 60 dias está reduzida a zero, assim como o nível do reservatório que tem de capacidade de acumulação de 79 Km². Em atividade desde fevereiro de 2002, a usina é operada pela ENGIE.

Comparada a outros empreendimentos do setor, a capacidade de geração da UHE Machadinho é considerada elevada em relação à área de seu reservatório, que tem 500 quilômetros de perímetro e abrange, além de Piratuba e Maximiliano de Almeida, outros oito municípios: Capinzal, Zortéa, Celso Ramos, Campos Novos e Anita Garibaldi, em Santa Catarina, e Machadinho, Barracão e Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul.

A preocupação dos municípios lindeiros também é com a queda na arrecadação, uma vez que a usina repassa mensalmente a título de compensação financeira, valores variáveis referente à compensação financeira pela utilização dos recursos hídricos na produção de energia elétrica. Os governos de SC, RS e a União também têm uma fatia nesse retorno.

(FOTO: DIVULGAÇÃO | RÁDIO ATUAL)






Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 30 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 29 de Abril de 2024
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 27 de Abril de 2024