Envie seu whats:
(54) 99673-0977


BRASIL

Instagram e Facebook apresentaram instabilidade nesta sexta-feira (12)Instagram e Facebook apresentaram instabilidade nesta sexta-feira (12)

Compartilhe:
Publicado em 12/06/2026, Por Grupo RSA de Comunicação | Rádio Sananduva Ltda

Facebook e Instagram registraram, na manhã desta sexta-feira (12), uma instabilidade que dificultou o acesso aos serviços. Aparentemente, as versões web das plataformas foram as mais afetadas.

Em testes realizados pela redação, não foi possível acessar o Instagram pelo navegador. No caso do app, há relatos de erros no envio de mensagens por DM e visualização de comentários nas postagens, por exemplo.

O Facebook também não abriu na versão web, enquanto o aplicativo parece normal. 

‘Vitória dos solteiros’

Como acontece normalmente após uma queda, muitas pessoas foram no X (antigo Twitter) para falar sobre o assunto.

Muitos usuários reclamaram da queda, mostrando que a instabilidade afetou bastante gente. Inclusive, usuários aproveitaram para brincar que as redes sociais caíram justamente no Dia dos Namorados.

Monitoramento do Down Detector

O Down Detector, que realiza o monitoramento de quedas de serviços online, teve um aumento de notificações de erro nas plataformas da Meta. Contudo, somente a versão dos Estados Unidos do site registrou o problema.

Até por volta das 11h20, a página nacional do serviço não havia notado um aumento expressivo nas reclamações relacionadas a Facebook e Instagram.

Normalização dos apps

Em novos testes realizados pela redação, tanto o Facebook quanto o Instagram já estavam normalizados. As versões web e app das duas redes sociais já estavam funcionando normalmente por volta das 13h.

Apesar da possível normalização, o Down Detector continuava apontando mais de 900 notificações de erro no Instagram, por volta das 13h40, e apenas 62 no caso do Facebook.

O que causou a queda?

O TecMundo entrou em contato com a Meta para verificar a razão da queda e se há previsão de normalidade nos serviços. O texto será atualizado quando a empresa se posicionar.

Pelo X, o porta-voz da Meta, Andy Stone, publicou que as redes sociais “estavam voltando”. Ele não deu mais detalhes sobre o que causou a instabilidade.

 

Fonte: TecMundo

Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 12 de Junho de 2026
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 11 de Junho de 2026
ENTREVISTA Falando sobre Saúde