Envie seu whats:
(54) 99673-0977


ESPORTES

Quase 180 milhões de brasileiros receberam ao menos uma dose de imunizante contra covidQuase 180 milhões de brasileiros receberam ao menos uma dose de imunizante contra covid

Compartilhe:
Publicado em 17/06/2022, Por O Sul

O Brasil passou de 448 milhões doses de vacinas contra a covid aplicadas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, das secretarias estaduais de saúde e do site Coronavírus Brasil, 84% da população, quase 180 milhões já receberam ao menos uma dose da vacina, enquanto mais de 168 milhões de pessoas já estão completamente imunizadas, totalizando 80% da população.

Além disso, mais de 100 mil doses de reforço foram aplicadas na população elegível: adultos que já tomaram a segunda dose há quatro meses ou mais. Para que estes números fossem alcançados, já foram distribuídas mais de 476 milhões de doses aos Estados, segundo o Ministério da Saúde.

4ª dose

O Ministério da Saúde deve liberar a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid em pessoas com mais de 40 anos. A medida foi discutida nessa quinta-feira (16) durante uma reunião do PNI (Programa Nacional de Imunização). O anúncio oficial sobre a permissão da nova dose de reforço para esse público deve sair nos próximos dias.

No início de junho, o ministério já havia recomendado a quarta dose do imunizante a pessoas acima dos 50 anos. Desde então, as pessoas dessa faixa etária que já tomaram a primeira dose de reforço (terceira dose) há mais de quatro meses já são elegíveis para reforçar a proteção.

Na ocasião, o governo enfatizou que gostaria de vacinar, especialmente, trabalhadores acima dos 50 anos que estão na linha de frente dos serviços de saúde, com maior risco de contaminação. São usadas as vacinas da Pfizer, Janssen e AstraZeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente.

O motivo para ampliar a vacinação, segundo o Ministério da Saúde, é o aumento da transmissão da covid, com crescimento de casos graves, hospitalizações e óbitos, observados principalmente em locais em que as coberturas vacinais não atingiram níveis ideais.

“Embora existam, até o momento, poucos dados em relação à magnitude e duração do benefício de uma segunda dose de reforço com vacinas contra a covid, diferentes estratégias de vacinação devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas. O surgimento de novas variantes de preocupação e tendência de aumento do número de casos de covid-19 também devem ser considerados, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos”, dizia o documento assinado pela Secretaria de Enfrentamento à covid do Ministério da Saúde.

(FOTO: ERASMO SALOMÃO / MINISTÉRIO DA SAÚDE)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024