O Grêmio segue em busca do hexacampeonato da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (16), com a presença de mais de 28 mil gremistas, o Tricolor venceu o Ferroviário pelo placar de 3 a 0 e avançou para a terceira fase da competição. Os gols foram marcados por Bruno Alvez, Luis Suárez e Ferreira.
Invicto em 2023, a equipe de Renato Portaluppi conhecerá o próximo adversário por meio de sorteio, que será realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em data a ser divulgada.
O jogo
O Grêmio dominou o primeiro tempo da partida, mas parou diversas vezes em grandes defesas de Douglas Dias. O primeiro a tentar foi Vina, que não marcou graças ao goleiro. Aos 17, Luis Suárez teve um pênalti para bater e também foi impedido de balançar as redes pelo camisa 1 do Ferroviário, que acertou o canto e espalmou.
O Tricolor Gaúcho tentou várias outras vezes, mas Douglas Dias defendeu quando Reinaldo e Bitello pararam em seu bom desempenho. Na primeira etapa, o goleiro foi o algoz de Luis Suárez. O uruguaio, além do pênalti perdido, falhou na tentativa de superá-lo outras três vezes. O gol do Grêmio só saiu aos 47 minutos, com Bruno Alves. Cristaldo cobrou falta para a área e o zagueiro completou de cabeça.
O segundo tempo foi melhor para o Grêmio. Aos 10, Luis Suárez roubou a bola na entrada da área, brigou com dois zagueiros e conseguiu se livrar. Com a perna esquerda, o uruguaio bateu rasteiro no canto direito e balançou as redes.
Os donos da casa fizeram o terceiro aos 27 minutos. Cristaldo finalizou para o gol com força, mas Douglas Dias conseguiu espalmar. No rebote Ferreirinha pegou de primeira com muita força para ampliar a vantagem do Grêmio. Aos 41, o camisa 10 dos mandantes quase marcou de novo, porém sua finalização parou em nova defesa do goleiro dos cearenses.
Ficha técnica
Grêmio: Adriel; Fábio (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Pepê (Villasanti), Cristaldo (Zinho), Bitello e Vina (Ferreirinha); Luis Suárez (Diego Souza). Técnico: Renato Portaluppi.
Ferroviário-CE: Douglas Dias; Rodrigo Negueba (Fabão), Roni Lobo, Éder Lima e Mattheus Silva; Lincoln, Vinícius Paulista (Thalison) e Felipe Guedes; Deysinho (Kiuan), Erick Pulga (Thiaguinho) e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi.
Arbitragem: Bruno Arleu de Araujo (Fifa-RJ), assistido por Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ). O quarto árbitro foi Douglas Schwengber da Silva (RS).
Campeonato Gaúcho
O próximo desafio do Grêmio será pela semifinal do Campeonato Gaúcho. O Tricolor encara o Ypiranga, fora de casa, no domingo (19), às 16h.
(FOTO: LUCAS UEBEL / GRÊMIO / O SUL)