Em tarde de reestreia de Luan, gols anulados pelo VAR e primeiro tempo eletrizante, o Grêmio venceu o Fluminense de virada, por 2 a 1, neste domingo (13), na Arena, em Porto Alegre. Com o resultado, o Tricolor gaúcho chegou aos 33 pontos e está momentaneamente na vice-liderança do Brasileirão.
Germán Cano abriu o placar para os cariocas. Bitello e Ferreirinha, ainda no primeiro tempo, fizeram os gols gremistas do duelo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
Renato iniciou a partida com mudança no esquema do Grêmio, apostando em Ferreirinha e João Pedro Galvão, novo reforço, para auxiliar Luis Suárez no ataque gremista. O zagueiro Rodrigo Ely, outro reforço vindo da última janela de transferências, também estreou neste domingo.
Com um minuto, Reinaldo cobrou lateral com força na grande área. Ronald escorou para o meio da área e Bitello, sozinho, cabeceou com perigo sobre a meta defendida por Fábio. A resposta veio no minuto seguinte com chute perigoso de Keno e defesa segura de Gabriel Grando.
Aos quatro, o lateral Marcelo recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro para Ganso, que na pequena área, se esticou mas não alcançou a bola.
O Fluminense manteve a posse de bola, como é a característica do time treinado por Fernando Diniz, atual técnico interino da Seleção Brasileira. A equipe tocava melhor a bola, confundindo a marcação gremista. Aos nove, Cano recebeu passe e da entrada da área bateu para defesa de Grando. No escanteio, após bate rebate na pequena área, Marlon bateu e o goleiro gremista mandou para escanteio.
Aos 18, o Tricolor das Laranjeiras abriu o placar com Cano. O atacante Keno recebeu livre na esquerda, avançou até a linha de fundo e encontrou Cano meio da área. O argentino se antecipou à marcação de Bruno Alves e tirou o zero do placar.
O empate gremista veio logo em seguida. Aos 24, após troca de passes entre Villasanti e Suárez, o uruguaio achou Bitello infiltrando no lado esquerdo da defesa do Tricolor das Laranjeiras. O camisa 39 chutou firme sem chances para Fábio.
Após o gol, a partida perdeu um pouco do ritmo. O Fluminense seguia tocando a bola, tentando vencer o bloqueio Tricolor. Os comandados de Renato Portaluppi encaixaram a marcação e não permitiram mais espaços como nos primeiros minutos da partida.
A virada do Grêmio aconteceu nos acréscimos. Após troca de passes com o lateral Fábio pela direita de ataque, Ferreirinha recebeu dentro da área e chutou cruzado para virar o duelo aos 45 minutos do primeiro tempo.
Logo aos seis minutos da segunda etapa, o goleiro Fábio errou na saída de bola. O meia Ronald ficou com a bola livre, na entrada da área. Ele hesitou ao chutar e tocou para Suárez, impedido, tentar ampliar o marcador.
Renato promoveu o retorno de Pepê. O meia, afastado por lesão, é tido por muitos como o grande articulador do elenco gremista.
Aos 25, o Fluminense voltou a balançar a rede, mas o VAR invalidou o gol. Em jogada parecida com o gol marcado na primeira etapa, Leo Fernández fez uma bela jogada pela direita e cruzou da linha de fundo. Cano, na pequena área, se antecipou aos zagueiros gremistas e deixou tudo igual. Entretanto, o árbitro de vídeo traçou as linhas e anotou impedimento de Leo Fernández no início da jogada.
Na sequência, aos 31, mais uma vez o VAR entrou em ação. E dessa vez com polêmica. Ferreirinha cruzou para a área. O meia Martinelli errou ao tentar afastar e mandou contra o próprio gol. Em campo, o assistente assinalou impedimento e o árbitro de vídeo confirmou a marcação. No entanto, o posicionamento das linhas não ficou claro para a torcida na Arena que ficou na bronca com a arbitragem.
Retorno do Rei
Ovacionado pelos quase 39 mil gremistas presentes no estádio, Luan, eleito o “Rei da América” em 2017, entrou na vaga de Bitello aos 41 minutos. Ele não atuava desde novembro do ano passado, quando ainda jogava pelo Santos.
Ficha técnica
– Grêmio: Gabriel Grando; Fábio (João Pedro), Bruno Alves, Rodrigo Ely e Reinaldo; Villasanti, Ronald (Lucas Besozzi), Bitello (Luan) e Ferreira (Gustavo Martins); João Pedro Galvão (Pepê) e Suárez. Técnico: Renato Gaúcho.
– Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Marlon (Martinelli) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Daniel (Leo Fernández) e Ganso (Yony González); Arias, Cano e Keno. Técnico: Fernando Diniz.
– Arbitragem: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE), Kleber Lucio Gil (SC), Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa/SP).
(FOTO: DIVULGAÇÃO / GRÊMIO / O SUL)