Envie seu whats:
(54) 99673-0977


ESPORTES

Caixa aumenta juros para financiamento imobiliárioCaixa aumenta juros para financiamento imobiliário

Compartilhe:
Publicado em 08/01/2025, Por IstoÉ Dinheiro

A Caixa anunciou um aumento na taxa de juros do financiamento habitacional com recursos da poupança. Desde o dia 2 de janeiro, a taxa cobrada subiu de 1 a 2 pontos percentuais para os novos contratos, a depender da modalidade

A mudança acontece em meio a um novo aperto da política monetária pelo Banco Central. Já são três aumentos consecutivos na Selic, que está em 12,25% ao ano. A tendência é que mais dois aumentos de 1 ponto percentual aconteçam nas próximas reuniões. 

Confira como ficam as novas taxas

As mudanças atingem apenas os financiamentos ligados ao SBPE, destinados à classe média e concedidos com recursos da caderneta de poupança.

Os juros da linha de crédito corrigida pela Taxa Referencial (TR) subiram para TR mais 10,99% a 12% ao ano. Até o fim de 2024, as taxas estavam em TR mais 8,99% a 9,99%.

Para as linhas corrigidas pela poupança, a taxa aumentou para a remuneração da caderneta mais 4,12% a 5,06% ao ano. Anteriormente, os juros estavam em remuneração da caderneta mais 3,1% a 3,99% ao ano.

As linhas de crédito do Minha Casa, Minha Vida, que financiam imóveis de até R$ 350 mil a famílias que recebem até R$ 8 mil, não tiveram aumento de juros. Nas modalidades do FGTS, as taxas de juros efetivas disponíveis para os financiamentos de aquisição de imóveis são a partir de TR+ 4,07% a.a., de acordo com a renda familiar e localização do imóvel.

O que diz a Caixa

Responsável por cerca de 70% dos financiamentos imobiliários no país, a Caixa alterou, pela segunda vez em dois meses, as regras para o setor. Em novembro, o banco aumentou o valor da entrada de 20% para 30% e criou modalidades atreladas ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), cuja taxa está ligada à variação da Selic.

Em nota, o banco informou que os juros são definidos conforme a conjuntura do mercado. “A Caixa esclarece que a definição das taxas de juros do banco se baseia na análise da associação de fatores mercadológicos e conjunturais, dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito”, respondeu.

(FOTO: ARQUIVO RÁDIO SANANDUVA)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 06 de Maio de 2025
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 05 de Maio de 2025
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 03 de Maio de 2025