A Petrobras recebeu, na segunda-feira (20.10), a licença de operação do Ibama para iniciar a perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-059, localizado na Margem Equatorial brasileira, em águas profundas do Amapá. O local fica a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas e 175 quilômetros da costa.
Com a autorização, a sonda já posicionada na área deve iniciar imediatamente a perfuração, que terá duração estimada de cinco meses. O objetivo é coletar dados geológicos e avaliar o potencial de petróleo e gás natural na região. Nesta etapa, não há produção de petróleo, apenas pesquisa exploratória.
Para a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a licença representa um marco importante após quase cinco anos de diálogo com diferentes esferas do poder público.
“A emissão da licença é uma conquista da sociedade brasileira e demonstra o compromisso das instituições com o desenvolvimento do país. Nesse processo, a Petrobras comprovou a robustez de toda a estrutura de proteção ambiental que será utilizada na operação. Vamos atuar com segurança, responsabilidade e qualidade técnica”, afirmou.
Antes da liberação definitiva, a companhia cumpriu todos os requisitos ambientais exigidos pelo Ibama. Em agosto, realizou um simulado prático de Avaliação Pré-Operacional (APO), que confirmou a capacidade da empresa e a eficiência de seu plano de resposta a emergências.
A Petrobras reforça seu compromisso com o desenvolvimento da Margem Equatorial brasileira, considerada uma das novas fronteiras exploratórias mais promissoras do mundo, e destaca que a iniciativa contribui para garantir a segurança energética do país e apoiar uma transição energética justa.
Fonte: Agência Petrobrás
Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda