Envie seu whats:
(54) 99673-0977


ESPORTES

Covid-19 | Separada de Passo Fundo, região não teria índices para Bandeira VermelhaCovid-19 | Separada de Passo Fundo, região não teria índices para Bandeira Vermelha

Compartilhe:
Publicado em 19/06/2020, Por Rádio Poatã

O aumento de casos de Covid-19 preocupa. Mas será que somente os índices na região fariam o Sistema de Distanciamento Controlado do RS rodar da bandeira laranja para a vermelha?

Dentre os critérios analisados pelo Estado, o número de leitos para pacientes com Covid-19, o número geral de UTIs, quantos pacientes estão internados nessas unidades, e respiradores, têm um peso determinante para a alteração.

O Sistema de Internações Hospitalares, que traz os leitos disponíveis e a taxa de ocupação, mostra a maioria dos hospitais da região com índices baixos de internação, mesmo que casos confirmados de coronavírus tenham aumentado. Porém, o peso maior é a situação de Passo Fundo.

• Sananduva são 10 leitos Covid-19, sendo que nenhum está ocupado. O hospital é referência também para os municípios de Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São João da Urtiga e Santo Expedito do Sul.

• São José do Ouro, no Hospital São José, que atende além da sede, Cacique Doble, Barracão e Tupanci do Sul, são 02 internados, com taxa de 16,7%.

• Tapejara, pelo sistema do Estado, a taxa de ocupação com pacientes Covid-19 é de menos de 7%. É o município da região que tem mais casos de coronavírus.

• Lagoa Vermelha, apresenta taxa de ocupação de 10%.

• Paim Filho no Hospital Santa Terezinha não há pacientes internados nos 08 leitos Covid-19 existentes.

• Marcelino Ramos a taxa de ocupação é superior a 12%.

Outro dado importante é que estes hospitais possuem respiradores. Todos atendem 01 ou mais municípios.

Estes leitos, no entanto, não entram na contagem para o Sistema de Bandeiras do Estado, pois não são leitos SUS. São dos municípios e instituições que investiram recursos para a montagem.

Já em Passo Fundo, que é referência para a região macro norte e tem peso na rodagem do sistema, a taxa de ocupação nas UTIS Geral é de 76,6%, sendo 31,5% confirmados com Covid-19.

Por isso, a intenção dos prefeitos, ainda em abril, era de desmembrar a região da Amunor da Macro Norte Passo Fundo nesse caso de combate ao Covid-19. Isso deixaria a região com critérios próprios. O Estado, no entanto, não atendeu.

Uma mudança de bandeira laranja, atualmente em vigor, para a vermelha, traria mais restrições e fechamento total do comércio, por exemplo. O sistema ainda será rodado no sábado, dia 20. Mas a partir da semana que vem passará a ser nas sextas-feiras.

Os dados para atualização das bandeitas são da região Covid PASSO FUNDO – R17 R18 R19.







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Boletim Pré Custeio | Sicredi Altos da Serra
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 27 de Março de 2024
ENTREVISTA Falando sobre Saúde