Envie seu whats:
(54) 99673-0977


ESPORTES

Estudo aponta que bioma pampa do RS perdeu 21% da vegetação nos últimos 34 anosEstudo aponta que bioma pampa do RS perdeu 21% da vegetação nos últimos 34 anos

Compartilhe:
Publicado em 25/09/2020, Por G1/RS

A cobertura vegetal remanescente do Rio Grande do Sul diminuiu 21% nos últimos 34 anos. São 2,3 milhões de hectares perdidos, segundo dados da Rede MapBiomas, que analisa a cobertura e o uso do solo no Brasil.

A vegetação nativa do bioma pampa perdeu 11% da cobertura campestre entre os anos de 2007 e 2019. É mais do que há três décadas, quando a redução foi de 4,7% (de 1985 a 2006). Já a área de florestas plantadas no bioma gaúcho cresceu 4,9 vezes, segundo o estudo.

O projeto acompanha o bioma desde 1985. Nas últimas três décadas, a vegetação foi reduzindo e a agricultura avançando e, atualmente, ocupa a maior parte do bioma (41%), seguida pela vegetação campestre (31%) e a floresta (13%).

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente informou à RBS TV que o bioma pampa aparece pela primeira vez no novo código estadual, sancionado em janeiro, e que os detalhes de conservação estarão em um regulamento específico.

Na década de 1980, as regiões das Missões e do Planalto Médio tiveram a maior parte dos campos convertidos em lavouras. Depois, se expandiu para a Região Central e o Sul do estado.

A Federação da Agricultura do RS reconhece o avanço e diz que há espaço para mais, mas garante que o crescimento é em áreas já consolidadas com atividades agrícolas e pecuárias.

"Temos áreas consolidadas que estão com atividade pecuária, hoje, que tem espaço para atividade agrícola ou silvicultura. Claro que com a ressalva que essas aberturas de áreas novas precisam de autorização do órgão licenciador do estado", diz Domingos Antônio Velho Lopes, coordenador da comissão de Meio Ambiente da Farsul.

Para os especialistas, a falta de uma regulamentação específica que proteja o bioma pampa contribui ainda mais para o uso desordenado da terra.

"Isso tem proporcionado inclusive no âmbito dos municípios a concessão de licenças ambientais sem um adequado planejamento. E isso tem causado essa redução drástica da cobertura vegetal original", afirma o professor de Direito Ambiental da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Daniel Martini.

"Há uma expectativa bastante adiantada que o governo proponha à Assembleia Legislativa uma legislação própria regulamentando o uso da vegetação, as possibilidades de conversão e o zoneamento do bioma pampa", garante Martini.

Os dados comprovados pelos pesquisadores mostram que é preciso agir para que as consequências não sejam mais graves.

"Quando a gente converte aquele ambiente numa monocultura, o que a gente tem é uma perda instantânea de todas as espécies vegetais que têm naquele local em substituição por uma espécie só. Tem que ser para ontem uma ideia do poder público junto com as universidades para reter ou conter este avanço desenfreado do nosso bioma símbolo do estado", pede Pedro Maria Abreu Ferreira, coordenador do Centro de Pesquisa e Conservação da Natureza do Instituto do Meio Ambiente (IMA).

 

FOTO: RBS TV/REPRODUÇÃO







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 18 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 17 de Abril de 2024