Envie seu whats:
(54) 99673-0977


ESPORTES

Alunos e professores vacinados não precisam mais usar máscara nos Estados Unidos, definem autoridades de saúdeAlunos e professores vacinados não precisam mais usar máscara nos Estados Unidos, definem autoridades de saúde

Compartilhe:
Publicado em 12/07/2021, Por Assessoria de Imprensa

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos determinou na semana passada que não há necessidade de que alunos e professores usem máscaras dentro das escolas, desde que estejam vacinados contra o coronavírus. “Em ambientes internos, o uso de máscaras é recomendado para pessoas que não foram totalmente vacinadas”, afirmam as novas recomendações. “Isso inclui alunos, professores e funcionários”, avaliou o CDC.

As mudanças foram definidas em um momento em que jovens a partir de 12 anos podem se vacinar contra a Covid-19. Embora desigual, com alguns estados em melhor situação e outros menos, o ritmo da vacinação nos EUA derrubou os números da pandemia.

Desde maio, os EUA não obrigam mais o uso de máscaras por pessoas vacinadas na maioria dos ambientes. A imunização avançou muito rápido nos primeiros meses de 2021, mas o ritmo caiu nestas últimas semanas principalmente em estados com pessoas com menor escolaridade, temerosas em se vacinar.

Desafio: como controlar?

A imunização, entretanto, não é obrigatória nem para alunos nem para professores. E não há uma diretriz que aponte como as escolas saberão se as pessoas estão vacinadas para isentá-las de usar máscaras.

A professora Elizabeth Stuart, especialista em saúde pública da Universidade Johns Hopkins, mostrou preocupação com o funcionamento dessa dinâmica. “Professores não deveriam ter que monitorar quais crianças devem usar máscaras”, criticou.

Regra flexível

No entanto, os estabelecimentos permanecem livres para seguir ou não essas instruções. “Dependendo das necessidades dos habitantes, os funcionários da escola podem decidir que o uso da máscara é um requisito universal (ou seja, obrigatório independentemente do estado de vacinação)”, especifica o CDC.

As autoridades sanitárias destacam que a reabertura das escolas para as aulas presenciais é “uma prioridade” e enfatizam a necessidade de alcançar o máximo da população com a imunização, “uma das estratégias mais importantes para ajudar a retomar a atividade escolar de modo seguro”.

Eficácia das máscaras

A importância do uso das máscaras já está mais do que comprovada por meio de pesquisas em todo o mundo. Um estudo da Fiocruz reforça as evidências sobre a eficácia de diferentes tipos de máscaras para conter a transmissão do coronavírus.

Análises com esses itens de proteção usados por pessoas infectadas identificaram a presença do patógeno apenas na parte interna, sugerindo bloqueio da transmissão. O resultado foi verificado tanto nas máscaras cirúrgicas como nos modelos de pano com duas ou três camadas.

Desde o ano passado, as máscaras de pano vêm sendo recomendadas para a população em geral pelas autoridades sanitárias como forma de proteção contra a Covid-19. Recentemente, porém, alguns países europeus modificaram suas orientações e passaram a indicar ou exigir o uso de máscaras cirúrgicas ou PFF2.

Para os autores da pesquisa, a análise de máscaras usadas na ‘vida real’ complementa dados de testes em laboratório e estudos epidemiológicos, sustentando a relevância de diferentes tipos de máscaras.

“Analisamos máscaras usadas pelos pacientes por duas a três horas, nas condições da vida real. Em todos os casos, a camada externa foi negativa para o Sars-CoV-2, indicando bloqueio da passagem do vírus”, enfatiza o doutorando do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e primeiro autor do artigo, Vinicius Mello.

“Esse resultado reforça a importância do uso da máscara. Seja cirúrgica ou de pano, ela vai contribuir para impedir que uma pessoa infectada contamine outras pessoas ou o ambiente”, salienta a chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC e uma das coordenadoras da pesquisa, Elba Lemos.

(FOTO: REPRODUÇÃO/ JORNAL O SUL)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 19 de Abril de 2024
ENTREVISTA Tiago Tomielo | Vereador do Município de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024