Clubes gaúchos aproveitaram o anseio dos torcedores em voltar para as arquibancadas, reabertas em outubro, para reacender seus programas de fidelidade. O Internacional, por exemplo, teve 95% de sócios no clássico contra o Grêmio. No geral, a média dos sócios colorados no Beira-Rio foi de 87% no Brasileirão.
O Inter é conhecido por realizar uma série de ações voltadas para aproximar os torcedores do clube. Uma delas, que ocorreu durante os jogos em Porto Alegre, foi o sorteio de dez sócios, com familiares, para acompanhar a delegação da equipe no hotel, assistir às partidas de uma tribuna especial e pernoitar em um hotel reservado pelo clube.
Com cerca de 100 mil inscritos, o clube gaúcho possuía o maior número de sócios no Brasil. Contudo, a excelente temporada do Atlético-MG fez com que o número de associados do clube mineiro saltasse para 126 mil.
O Grêmio, que teve uma perda de associados devido à pandemia, voltou a agregar torcedores ao seu programa sócio-torcedor com a volta do público aos estádios. Mesmo com a campanha ruim realizada no Brasileirão, que resultou na queda da equipe para a Série B, o tricolor está agregando sócios diariamente. No total, já são 2 mil sócios que voltaram a pagar a mensalidade desde o rebaixamento.
Os torcedores estão utilizando o momento ruim do clube para ajudá-lo a se recompor. Apesar das críticas, a torcida apoiou o time até o último momento. No final do jogo contra o Atlético-MG, mesmo com a equipe já rebaixada, os torcedores cantaram o hino do clube na Arena. Os sócios esperam que o ano de 2022 seja marcado pela volta do Tricolor à elite do futebol brasileiro.
Outro clube gaúcho que se beneficiou com a volta dos torcedores aos jogos foi o Juventude. Com o Estádio Alfredo Jaconi reformado para a disputa da Série A, o clube alcançou 6.300 sócios e uma média de 40% deles presentes nos jogos disputados em casa.
Vale lembrar que o Juventude se salvou do rebaixamento na última rodada, apoiado por quase 20 mil torcedores no Alfredo Jaconi.
Confira o top 10 do ranking de sócios do mês de dezembro:
Atlético-MG: 126.254
Internacional: 75.100
Flamengo: 65.868
Grêmio: 64.000
Vasco: 48.758
Palmeiras: 43.587
Corinthians: 40.344
São Paulo: 31.250
Fluminense: 32.495
Ceará: 31.800
Enquanto a bola não volta a rolar no Brasil, os torcedores vêm se divertindo com o futebol internacional. Sites de apostas online vem sendo muito procurados pelos apaixonados por futebol, que dão seus palpites em partidas dos principais torneios europeus.
A Betano, por exemplo, que patrocinou Atlético Mineiro e Fluminense em 2021, transmite ao vivo e oferece opções de apostas em praticamente todos os níveis de campeonatos do velho continente. Uma excelente oportunidade para o torcedor manter seu coração batendo forte por este esporte tão emocionante, além da possibilidade de lucrar com suas previsões.
(FOTO: REPRODUÇÃO / O SUL)