Envie seu whats:
(54) 99673-0977


ESTADO

Médicos credenciados ao IPE-Saúde aguardam sinalização do governo para avaliar rumos de paralisaçãoMédicos credenciados ao IPE-Saúde aguardam sinalização do governo para avaliar rumos de paralisação

Compartilhe:
Publicado em 11/04/2023, Por Jornal do Comércio

Durante a apresentação do balanço de 100 dias da segunda gestão de Eduardo Leite, ocorrida na última segunda-feira (10), o governador reeleito se comprometeu a apresentar, até o final da próxima semana, um projeto de reestruturação do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde). Apesar desta sinalização, a categoria médica, que realiza paralisação de profissionais credenciados ao plano, aguarda a definição por parte da administração estadual para considerar uma eventual desmobilização.

Segundo o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Marcos Rovinski, o futuro da greve só será selado após reunião marcada com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, na quarta-feira (12), quando a classe aguarda uma proposta de reajuste de honorários. “Esperamos que haja um olhar diferente no sentindo de valorizar, respeitar e remunerar estes médicos à altura da sua responsabilidade profissional. Só assim se manterá um IPE Saúde forte, atendendo de forma adequada os usuários”, ressalta o dirigente.

Caso a proposta não seja a esperada, Rovinski avalia a possibilidade de descredenciamento ou solicitação de licenciamento em massa dos médicos. De acordo a entidade, o primeiro dia de greve dos profissionais credenciados à instituição contou com a adesão de todo o Estado, com atendimentos e procedimentos hospitalares e ambulatoriais transferidos. No Hospital Ernesto Dornelles (HED), que é referência no atendimento aos usuários do plano, mais de 100 consultas foram canceladas.

Porém, a assessoria de imprensa do IPE Saúde afirmou, em nota, que a instituição está com o funcionamento normal de seus sistemas e orienta os segurados a buscarem alternativas de atendimento no Guia Médico Hospitalar, “que traz possibilidades de médicos, hospitais e demais tipos de prestadores credenciados”. De acordo com o texto, há um total de 6.466 médicos, 244 hospitais, 660 laboratórios e 54 pronto socorros credenciados em todo o RS.

O Instituto garante que os atendimentos permanecem regulares. “O Sistema recebe, em média, 11 mil consultas por dia até as 21h e nesta segunda-feira, até as 17h, foram mais de 9 mil consultas registradas. Além disso, o IPE Saúde tem trabalhado, junto com o governo do Estado, na implantação de um amplo projeto de reestruturação, que será apresentado à sociedade, servidores e prestadores em breve”.

(FOTO: ARQUIVO RÁDIO SANANDUVA)

 







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 12 de Novembro de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 11 de Novembro de 2024
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 09 de Novembro de 2024