O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) instituiu a Comissão de Inovação. A criação tem como objetivo impulsionar a pesquisa e a disseminação de conhecimentos relacionados à inovação. A iniciativa busca incentivar e apoiar a implementação de projetos e ações inovadoras, bem como promover parcerias com instituições e especialistas.
Dentre as ações já em andamento, destaca-se o trabalho desenvolvido com o uso de sete robôs (Lais, Lidia, Icaro, Raquel, Rianna, Consuelo e Larissa) para detecção de irregularidades em órgãos públicos e para agilizar os processos de auditoria. Essa tecnologia auxilia na identificação de possíveis desvios dos recursos públicos.
De acordo com o representante da Presidência do TCE na Comissão, Dilnei Venturini, a inovação, enquanto soluções que envolvem atividades técnicas, desenvolvimento e gestão para melhorias de serviço público, já é um dos valores presentes no planejamento estratégico do Tribunal, e a criação dessa comissão é um passo fundamental na expansão dessa cultura.
O TCE-RS firmará, ainda, termo de cooperação com o Instituto Caldeira, no dia 26 de junho. A parceria tem como objetivo estabelecer colaboração para o desenvolvimento de eventos, programas de inovação aberta e capacitações. A assinatura do termo acontecerá durante a cerimônia de comemoração do 88º aniversário do Tribunal de Contas.
(FOTO: VINÍCIUS REIS)