O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promove nos dias 8 e 9 de agosto o segundo encontro do programa Educa Mais RS. A iniciativa é voltada aos municípios com maior potencial de avanços no aprendizado para o maior número de alunos. O evento será realizado no Instituto Sesi, em Porto Alegre.
O tema "Como potencializar o papel transformador do professor: boas práticas de seleção, formação continuada e carreiras de professores" será conduzido por integrantes do Movimento Profissão Docente. Trata-se de uma coalizão de organizações do terceiro setor para apoiar governos de todo o país na construção de políticas docentes eficientes.
Entre eles se destacam Haroldo Corrêa Rocha, economista com experiência como secretário executivo de Educação de São Paulo, e secretário de Educação do Espírito Santo. A palestra será aberta ao público, em formato online, dia 8 de agosto, das 09h às 12h, através do canal da Escola de Gestão e Controle (ESGC) Francisco Juruena no YouTube (https://www.youtube.com/@EscolaTCERS), permitindo que outros gestores em educação acompanhem suas reflexões. As inscrições devem ser feitas por meio deste link: https://ead.tce.rs.gov.br/.
Além disso, outros nomes que compartilharão suas experiências na área educacional durante o encontro são Maria Cecília Gomes Pereira, líder de Desenvolvimento Profissional Docente no Movimento Profissão Docente, Ana Carolina Lorentz, consultora educacional em produção de materiais didáticos, e Karin Kakazu que, com ampla experiência no setor público, privado e sem fins lucrativos na área de educação, abordará sua atuação em gestão de projetos no Todos Pela Educação. As referidas palestras serão limitadas ao público selecionado.
Sobre o programa
O programa Educa Mais do TCE-RS contribui para o desenvolvimento da educação no Estado. Com base em análises, o tribunal convidou municípios gaúchos com maior potencial de avanços no aprendizado para o maior número de alunos.
Por meio do programa, receberão mentoria de gestão educacional durante seis meses com a participação de renomados especialistas e de técnicos do TCE-RS para discutir práticas e alternativas de soluções baseadas em evidências, além de se constituir numa oportunidade para compartilhar boas experiências com os demais participantes.
(FOTO: ASCOM TCE-RS)