Cerca de 200 alunos e professores da rede pública de Sarandi e Sananduva (RS) vão conhecer as boas práticas do moderno agronegócio gaúcho, de 16 a 18/10, durante uma atividade do “Vivenciando a Prática” que acontecerá em propriedade rural da Sementes Falcão. Os estudantes têm 14/15 anos e estão no 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do EM.
Monitores e técnicos darão explicações aos alunos sobre a importância da agricultura, da conservação dos solos e da preservação ambiental, duas questões interligadas que têm impacto direto na nossa qualidade de vida e no futuro das próximas gerações. Eles também terão a oportunidade de conhecer de perto o processo produtivo das sementes e como são selecionados os melhores cultivares para semeadura. A programação inclui ainda uma exposição de máquinas agrícolas e uma mostra sobre como a agricultura digital revoluciona o campo, tornando-o mais conectado e inteligente.
O “Vivenciando a Prática”, da De Olho no Material Escolar, já sensibilizou cerca de 35 mil estudantes e educadores em visitas guiadas a propriedades, agroindústrias e nos principais eventos setoriais em todo o País.
Para Fernanda Falcão, representante da associação, o programa é uma chance de os estudantes mudarem sua visão sobre o moderno agronegócio, entenderem a importância da conexão entre campo e cidade, entre teoria e prática, aumentarem seu sentimento de pertencimento e até a visão sobre possíveis oportunidades de vida e profissão no setor rural.
“Vamos destacar, por exemplo, questões de logística reversa e reciclagem de lixo, a importância de reduzir o desperdício e reutilizar materiais, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente. Tudo isso se integra ao objetivo maior da De Olho no Material Escolar, de promover uma educação de qualidade para todos como chave para o futuro do agronegócio e do País”, diz Fernanda.
Parceiros - Além da Sementes Falcão, são parceiros nessas visitas a Augustin/Massey Ferguson, a Sicredi - que vai fazer uma palestra sobre educação financeira - e a Vicato Alimentos, que ao final vai doar aos alunos farinha, um dos produtos da cadeia do trigo.
Para saber mais sobre o trabalho da De Olho no Material Escolar, visite o site https://deolhonomaterialescolar.com.br/
(FOTO: ASCOM DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR / IMAGEM ILUSTRATIVA)