A Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), intensificou a fiscalização no período do defeso da Piracema, tendo objetivo evitar a pesca ilegal no estado do Rio Grande do Sul, no período em que os peixes migram para as nascentes dos rios pra desova e reprodução.
A palavra piracema vem do Tupi e significa “subida do peixe”. Tendo como foco a preservação das espécies de peixes e o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, as equipes do 3º BABM atuaram na fiscalização, para garantir que as restrições de pesca sejam cumpridas.
Na sexta-feira (15/11), os policiais militares atuaram na Barragem do Rio Passo Fundo, no município de Ronda Alta, apreendendo 60 metros de redes de pesca. Peixes das espécies popularmente conhecidas como Acará e Tambicus, que estavam presos às redes, foram devolvidos ao ambiente aquático. No Rio Uruguai, divisa com o estado de Santa Catarina, os policiais militares realizaram o patrulhamento aquático preventivo.
Na Barragem de Ernestina, no município de Nicolau Vergueiro, as equipes do 3º BABM retiraram 600 metros de redes de pesca, inseridas ilegalmente nas águas. Peixes que estavam presos ao petrecho foram devolvidos ao ambiente aquático.
Já neste sábado (16/11), na Barragem do Rio Jacuí, no município de Ibirapuitã, os policiais militares a bordo de barco a motor, apreenderam 150 metros de redes de pesca que estavam inseridas na área alagada da barragem. Os petrechos foram apreendidos e serão incinerados.
Em Vicente Dutra, no Rio da Várzea e no Rio Uruguai, a equipe flagrou 190 metros de espinhel e 300 metros de redes de pesca fixados nas águas. Um peixe Dourado, que estava preso ao petrecho, foi resgatado e reinserido em seu habitat natural. O Dourado é considerado espécie ameaçada de extinção, tendo sua pesca proibida em qualquer época do ano, no Rio Grande do Sul. Os responsáveis pelos petrechos foram identificados e responderão pelo crime contra a fauna.
A Operação Piracema 2024/2025 seguirá até 31 de janeiro de 2025, nas lagoas, barragens, corredeiras e rios do estado.
Comando Ambiental: “O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar, A força da comunidade.
Em caso de emergência, Ligue 190
(FOTO: 3º BABM)