O Rio Grande do Sul alcançou a marca de 1,3 milhão de emissões da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 2025. Conforme levantamento do governo do Estado, por meio do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), o número reflete o fortalecimento da política pública de identificação civil, com investimentos em tecnologia, ampliação da rede de atendimento e aprimoramento dos serviços digitais.
O total corresponde a 11,8% da população que já realizou a emissão do novo modelo do documento ano passado. Desde a implantação da CIN, lançada em julho de 2022, já foram emitidas 3,1 milhões de carteiras de identidade em todo Estado.
A CIN unifica o número de identificação em todo o território brasileiro, adotando o CPF como registro único. A medida amplia a segurança, reduz fraudes e facilita o acesso a serviços públicos e privados, além de oferecer versões física e digital do documento.
Entre os municípios gaúchos que mais emitiram a CIN em 2025, Porto Alegre lidera o ranking seguido por importantes polos regionais do Estado, como Caxias do Sul, Pelotas, Novo Hamburgo, Santa Maria, Passo Fundo, Rio Grande, Lajeado, Canoas e Uruguaiana.
Para facilitar o atendimento, o IGP disponibiliza a plataforma Identidade Fácil, acessível também por aplicativo, disponível para sistemas iOS e Android. O cidadão pode preencher os dados online e enviar a versão digitalizada da certidão de nascimento ou casamento. Para utilizar o serviço, é necessário possuir conta no gov.br. A etapa presencial ainda é obrigatória para a coleta biométrica (digitais e fotografia), mediante agendamento. Quem já possui documento emitido no Rio Grande do Sul pode solicitar a CIN de forma remota. O agendamento presencial tradicional segue disponível para garantir o acesso de todos ao serviço.
Os dez municípios que mais emitiram carteiras de identidade em 2025:
Atendimento especial no Litoral durante o verão
Durante a alta temporada, o IGP reforça o atendimento de emissão de carteira de identidade nas praias. Até o dia 27/02, a unidade móvel estará na Praça Ramiro Correia, em Xangri-Lá, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
No Posto de Identificação do Cassino, em Rio Grande, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Avenida Rio Grande, nº 4, e seguirá em operação até 1° de março. Para o atendimento, é necessário apresentar a certidão conforme o estado civil e o CPF.
Documentos necessários para emitir a carteira de identidade
Relação completa dos postos de atendimento
Texto: Anelize Sampaio/Ascom IGP / Edição: Secom
Fonte: Governo do Estado do RS
Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda