Envie seu whats:
(54) 99673-0977


ESTADO

Governo do Estado disponibiliza protocolo unificado para orientar municípios no atendimento às mulheres em situação de violênciaGoverno do Estado disponibiliza protocolo unificado para orientar municípios no atendimento às mulheres em situação de violência

Compartilhe:
Publicado em 25/06/2026, Por Grupo RSA de Comunicação | Rádio Sananduva Ltda

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher (SDM), desenvolveu um protocolo unificado voltado para o atendimento a mulheres em situação de violência doméstica, familiar ou de gênero. O documento surge como mais uma estratégia diante do enfrentamento a essa realidade e visa orientar a atuação dos municípios gaúchos. Na quarta-feira (24/6), a titular da SDM, Ana Costa, apresentou as diretrizes do protocolo a representantes de outras pastas do Executivo estadual.

De maneira prática e acessível, o protocolo é voltado tanto para a atuação de profissionais da linha de frente (saúde, assistência social, segurança pública, educação, etc.) quanto de gestores municipais. Organizado em diferentes blocos, o documento oferece bases para organização de fluxos, capacitação de equipes e monitoramento das políticas públicas. 

Tendo como foco a qualidade do tratamento às mulheres em situação de violência, o documento pretende assegurar que, independentemente do município, do serviço ou da porta, o atendimento seja feito com acolhimento humanizado e escuta qualificada, avaliação adequada do risco e prioridade à proteção da vida, respeito à sua autonomia e às suas decisões, informações claras sobre direitos e possibilidades e encaminhamentos responsáveis e articulados em rede. 

“O protocolo traz em si o cuidado humanizado, o acolhimento, as ações sempre com sigilo e, sobretudo, a não revitimização. É preciso que a rede possa, independentemente da porta de entrada dessa mulher em situação de violência, acolher e encaminhar com clareza sobre o caminho a seguir. Ele foi construído a muitas mãos, por técnicos de diversas secretarias, considerando os diferentes portes de municípios”, destaca a secretária Ana Costa. 

Espaços institucionais mais seguros e confiáveis

Foram relacionadas informações sobre direitos humanos e segurança das mulheres, tais como formas de violência, ciclo da violência e medidas de cuidados com a segurança em ambientes digitais. Nesse sentido, há um espaço reservado aos canais institucionais seguros e confiáveis para buscar orientação e apoio, como a GurIA e o Painel da Rede de Proteção da Mulher no Rio Grande do Sul. 

A secretária-adjunta da Mulher, Viviane Viegas, participou da reunião e avaliou que o protocolo contribui para fortalecer a articulação entre as políticas públicas. “A construção de um protocolo único e intersetorial é um avanço fundamental para o enfrentamento à violência contra as mulheres. Ao alinharmos nossas práticas às recomendações internacionais sobre a pauta de gênero, fortalecemos uma atuação mais qualificada, que prioriza a não revitimização e o não julgamento. É uma iniciativa que qualifica a identificação precoce de situações de risco e contribui diretamente para garantir a proteção da vida, da autonomia e dos direitos de todas as mulheres”, afirmou.

O documento foi elaborado pelo Comitê Gestor Intersetorial do Programa Estadual de Proteção e Promoção dos Direitos das Mulheres, instituído pelo governador Eduardo Leite por meio do Decreto 58.675/2026. O protocolo será compartilhado com todas as unidades de proteção à mulher dos municípios do Estado.

O encontro foi acompanhado também pela secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Lisiane Lemos; acompanhada da adjunta, Mariela Portz; pela secretária de Obras Públicas, Izabel Matte; pela secretária-adjunta da Educação em exercício, Iracema Castelo Branco, além da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, representada pela subsecretária de Planejamento, Carolina Scarparo.

 

Texto: Ascom SDM / Edição: Secom

Fonte: Governo do Estado do RS

Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 25 de Junho de 2026
ENTREVISTA CTG Doze Braças | Calendário de Eventos
ENTREVISTA Jefferson Camozzato | Seminário Duas Safras