Começou na segunda-feira (06) a distribuição de mais uma remessa da nova vacina pneumocócica conjugada 20-valente (Pneumo 20) para os municípios do Rio Grande do Sul. O imunizante, que está sendo incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), amplia a proteção contra doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por infecções como pneumonia, meningite e otite média.
A Pneumo 20 substituirá gradualmente a vacina Pneumo 10, utilizada até então na rede pública. Enquanto a versão anterior protegia contra dez sorotipos do pneumococo, a nova vacina oferece cobertura contra 20 sorotipos da bactéria, aumentando a capacidade de prevenção de infecções pneumocócicas.
Além da proteção contra pneumonia e meningite, o imunizante também ajuda a prevenir casos de otite média – uma infecção comum principalmente na infância, que pode causar perda auditiva e, em situações mais graves, evoluir para infecção generalizada.
A Secretaria da Saúde (SES) recebeu cerca de 17 mil doses, que estão sendo encaminhadas às coordenadorias regionais de saúde para posterior distribuição aos municípios. A expectativa é ampliar a proteção da população contra formas graves da doença, que podem resultar em internações, sequelas permanentes e até mortes.
Quem pode receber a vacina
A Pneumo 20 é indicada para:
Como fica o esquema vacinal
Com a introdução da nova vacina no calendário infantil, haverá uma transição gradual entre os imunizantes.
Para crianças de 2 meses a menores de 5 anos, o esquema recomendado será:
A SES orienta que crianças com vacinação atrasada tenham o esquema atualizado o mais rapidamente possível, até os 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Doses de pneumo 20 distribuídas por Coordenadoria Regional de Saúde (CRS)
Total de doses RS: 17.210
Fonte: Governo do Estado do RS / Texto: Ascom SES
Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda