Envie seu whats:
(54) 99673-0977


MUNDO

Banco Central Europeu aumenta taxa de juros pela primeira vez desde 2011Banco Central Europeu aumenta taxa de juros pela primeira vez desde 2011

Compartilhe:
Publicado em 21/07/2022, Por O Sul

O BCE (Banco Central Europeu) elevou, nesta quinta-feira (21), a taxa básica de juros da zona do euro pela primeira vez em mais de uma década, em meio a temores de uma crise energética e perspectivas econômicas sombrias. A alta, de 0,5 ponto percentual, levou a taxa a 0%.

A taxa, que tem sido negativa nos últimos oito anos, estava em -0,5%. A última vez que o BCE elevou os juros foi em 2011. A elevação visa conter a inflação recorde ligada aos efeitos da pandemia de coronavírus e da guerra na Ucrânia.

Em uma tentativa de amortecer o impacto do aumento dos custos de empréstimo, o BCE também anunciou uma nova ferramenta: o Instrumento de Proteção de Transmissão. Isso permitirá que o banco compre títulos quando perceber sinais de fragmentação financeira – uma divergência injustificada nos custos de empréstimo entre os 19 países da zona do euro.

(FOTO: MARCELLO CASAL JR / AGÊNCIA BRASIL)





Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 10 de Agosto
ENTREVISTA Boletim semanal sobre saúde
ENTREVISTA Luciana Crestani - Secretária de Educação, Cultura e Desportos de Sananduva e Soldado Paulo Zanandréa | Proerd