O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, anualmente, é liderado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi criado no ano 2000. As campanhas são realizadas em ciclos de três anos para permitir uma exploração mais profunda de um tema específico e alcançar um impacto maior.
Ao despertar ações pessoais, coletivas e governamentais, trabalha-se junto para reimaginar um mundo onde milhões de mortes por câncer sejam prevenidas e o acesso a tratamentos e cuidados oncológicos que salvam vidas seja equitativo para todos, independentemente de quem sejam ou de onde vivam.
A cada ano, centenas de atividades e eventos acontecem em todo o mundo, reunindo comunidades, organizações e indivíduos em escolas, empresas, hospitais, mercados, parques, centros comunitários, locais de culto – nas ruas e online – servindo como um poderoso lembrete de que todos têm um papel a desempenhar na redução do impacto global do câncer.
O tema do Dia Mundial do Câncer 2025-2027, “Unidos pelo Único”, coloca as pessoas no centro do cuidado e explora novas maneiras de fazer a diferença. O câncer é mais do que apenas um diagnóstico médico — é uma questão profundamente pessoal. Por trás de cada diagnóstico, existe uma história humana única — histórias de luto, dor, cura, resiliência, amor e muito mais.
Por isso, uma abordagem centrada na pessoa para o cuidado do câncer, que integra plenamente as necessidades únicas de cada indivíduo, com compaixão e empatia, leva aos melhores resultados de saúde.
Cada experiência com o câncer é única e será preciso que todos, unidos, criem um mundo onde se olhe além da doença e se veja a pessoa antes do paciente. Um mundo onde as necessidades das pessoas e das comunidades estejam no centro dos sistemas de saúde.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do organismo.
Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.
Informações detalhadas sobre surgimento, tipos e tratamento do câncer estão disponíveis no site do Inca!
Fontes:
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde / Ministério da Saúde
Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda