Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Sananduva realiza abertura da Semana da PátriaSananduva realiza abertura da Semana da Pátria

Compartilhe:
Publicado em 01/09/2022, Por Ascom Prefeitura Municipal de Sananduva

Na manhã desta quinta-feira (1º) foi realizada a abertura da Semana da Pátria 2022. A cerimônia contou com a participação do prefeito Vermelho Pansera, primeira-dama Luci Pansera, secretária da Educação, Cultura e Desportos, Luciana Crestani, presidente da Câmara de Vereadores Caroline Brezolin, pároco da Paróquia São João Batista, Padre Olívio Lúcio Demborgurski, representantes de entidades, vereadores, secretários municipais, diretores, professores e alunos.

Neste dia, três escolas homenagearam a pátria com suas apresentações: Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentil Antonio Tonial, Escola Estadual de Ensino Fundamental Ângelo Granzotto e Escola Geração Saber.

O Prefeito Municipal e a Presidente da Câmara reforçaram a importância dos atos realizados para o fortalecimento do sentimento patriótico.

"Que as comemorações façam acender uma chama e nos deem um norte, para que possamos conduzir cada vez melhor a nossa nação, nossos estados, e nosso município", comentou o prefeito Vermelho Pansera.

"Desejo que toda a comunidade sananduvense tenha uma Semana da Pátria cheia de bons exemplos e respeito aos cidadãos que fazem parte do nosso país", enfatizou a vereadora Caroline Brezolin.

Haverá programação no Altar da Pátria ao longo da semana, quando estudantes apresentarão atividades atinentes ao tema do Bicentenário da Independência do Brasil que está sendo trabalhado nas escolas.

Confira na íntegra a reflexão feita na cerimônia pela secretária da Educação, Cultura e Desportos, Luciana Crestani:

No dia 18 de agosto, recebemos o Fogo Simbólico, que percorre a nossa Nação, reacendendo a chama do patriotismo, do sentimento de brasilidade que nos une como um só povo. E hoje damos início às celebrações da Semana da Pátria, que tem como tema “O Bicentenário da Independência do Brasil”.

Sim, a data de 7 de setembro nos é muito cara, porque nesta data, há dois séculos, foi proclamada a nossa independência, quando deixamos de ser colônia de Portugal. Embora em anos anteriores desfiles tenham marcado esta data em nosso município, neste ano, em reunião com as equipes diretivas das escolas municipais, estaduais e particulares, entendemos por bem realizar os festejos comemorativos de forma diferente. Optamos por reforçar o trabalho de resgate e reflexão sobre os temas atinentes aos 200 anos de independência: sobre a história de nossa Nação, nossa diversidade cultural, étnica e social, sobre os símbolos que representam nossa pátria, sobre os valores e as histórias que nos identificam como povo brasileiro, assim como sobre os problemas do passado e do presente. Afinal, que sentimento é esse que nos une e faz com que nos reconheçamos como um só povo? Sem dúvida, muito disso se deve às histórias que nos constituem, que crescemos ouvindo sobre nosso país.

Como era o nosso Brasil há 200 anos? Tínhamos em torno de 4,7 milhões de habitantes (menos que na cidade do Rio de Janeiro atualmente) e hoje somos cerca de 215 milhões. Junto com o crescimento demográfico, inúmeras foram as mudanças. As tecnologias, em especial, deram um salto incrível, assim como a qualidade de vida. A expectativa de vida em 1822 era de 25 anos, hoje é de 75 anos. Como se desenvolveu o Brasil neste intervalo de dois séculos? Que problemas afligiam nossos antepassados e que problemas nos afligem hoje? Como podemos melhorar a nossa vida e a de nossos sucessores para os séculos vindouros?

Entendemos que cultivar o patriotismo é, também, comemorar. Mas é, antes de tudo, compreender nossas origens, nossa história, resgatar narrativas que despertam a consciência de identidade e nos unem enquanto povo. É entender o passado, analisar o presente e pensar num projeto de futuro. Mais do que preparar festejos em homenagem à nossa Pátria, precisamos preparar cidadãos que entendam os problemas históricos e atuais de nosso país e possam, com seriedade e ética, buscar alternativas para amenizá-los no presente e no futuro. Não se concebe desenvolvimento futuro sem consciência ambiental, por exemplo.

Nesse sentido é que, ao longo desta semana, queremos mostrar um pouco do trabalho que buscamos desenvolver nas escolas de nosso município e que tanto nos orgulha. Sim, acreditamos no protagonismo e no potencial de nossas crianças e jovens. E acreditamos, sobretudo, que é com educação de qualidade, com reflexões críticas sobre nossa história, com o resgate princípios e valores que podemos construir uma comunidade e uma Nação melhor!

(FOTO: ARQUIVO RÁDIO SANANDUVA)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 03 de Maio de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 02 de Maio de 2024
ENTREVISTA Ademir Luiz Boni (Pipoca) | Vereador do Município de Sananduva