A 47ª edição da Expointer, que acontece entre os dias 24/08 e 01/09 em Esteio (RS), terá a visita de cerca de 200 estudantes das redes públicas de Aratiba e de Eldorado do Sul, que conhecerão mais sobre o agronegócio gaúcho num dos eventos setoriais mais tradicionais da Região Sul. Eles participarão do “Vivenciando a Prática”, projeto da associação De Olho no Material Escolar que já levou 35 mil alunos e profissionais da comunidade escolar para imersões em propriedades rurais, agroindústrias e eventos, desde 2021.
No dia 27 acontecerão as visitas das duas escolas à Expointer, onde os estudantes passarão por estandes de empresas apoiadoras da iniciativa, de diferentes segmentos de atuação e portes, sempre com acompanhamento de monitores e técnicos. As empresas também podem fazer uma exposição sobre sua atuação na área, principais produtos e serviços, até possibilidades de profissionalização e capacitação no setor.
Para Michele Birck, diretora da De Olho no Material Escolar, também é uma oportunidade de levantar a autoestima e a sensação de pertencimento dos jovens, poucos meses depois da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul e algumas áreas rurais, em especial.
“O agronegócio gaúcho terá um papel importante para reerguer a economia do Estado, e conta com muita tecnologia e boas práticas nessa jornada. Os estudantes poderão ver de perto essa realidade, fazer a conexão entre campo e cidade, escola e produção rural, teoria e realidade”, explica.
(FOTO: ASCOM DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR / LOGO)