Cerca de cem alunos e professores da rede pública de Bagé (RS) terão a oportunidade de conhecer de perto o moderno agronegócio brasileiro e gaúcho, neste dia 27/09, durante a 112ª Expofeira. Eles vão participar do “Vivenciando a Prática”, programa da associação De Olho no Material Escolar que leva a comunidade escolar para visitas guiadas e atividades em propriedades agrícolas, agroindústrias e feiras setoriais em todo o País.
Promover a conexão entre o campo e a cidade, mostrar as boas práticas do setor rural e as oportunidades que ele oferece são alguns dos objetivos do programa, que já sensibilizou mais de 35 mil pessoas, desde 2021. A iniciativa busca unir teoria e prática, assim como reforçar o sentimento de pertencimento e propósito para estudantes e professores.
Na 112ª Expofeira, os alunos de 12 a 14 anos terão oportunidade de ver exposições de animais, máquinas agrícolas e os estandes de várias empresas ligadas ao agronegócio. A visita é uma parceria com a Associação Rural da cidade, que está completando 120 anos em atividade.
Experiência transformadora - Para Maria de Lurdes Ceccon, representante da De Olho no Material Escolar no evento, o “Vivenciando a Prática” é uma oportunidade única de mobilizar a comunidade escolar em torno de temas discutidos em sala de aula, como culturas agrícolas, inovação e sustentabilidade.
“É uma experiência transformadora. Temos diversos casos de jovens que, a partir dali, repensaram sua visão sobre o trabalho no campo e a relação com a própria família, com perspectivas pessoais e profissionais. E buscaram novos caminhos, como o ensino técnico”, destaca.
Saiba mais sobre o trabalho da De Olho por meio do site e redes sociais.
(FOTO: ASCOM DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR / LOGO)