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Poder emocional do rádio conecta marcas ao público e impulsiona resultadosPoder emocional do rádio conecta marcas ao público e impulsiona resultados

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Publicado em 14/10/2024, Por SindiRádio

O tudoradio.com segue abordando os resultados do estudo Inside Áudio 2024, divulgado na manhã da última quarta-feira (09) pela Kantar IBOPE Media. Em um dos itens do levantamento, foi destacado o poder emocional do rádio como um dos seus principais atributos, sendo evidenciado em campanhas publicitárias premiadas internacionalmente, como no Festival de Cannes e no D&AD, que demonstram a capacidade do meio de engajar o público por meio de emoções. Essas campanhas, como a "The Misheard Version" da Golin London para a Specsavers, mostram como o rádio pode criar conexões emotivas profundas e amplificar resultados de promoções e ativações.

A combinação de estratégias, como o uso do conteúdo líquido, permite que narrativas elaboradas para o rádio sejam facilmente expandidas para outras mídias, mantendo o impacto emocional e o engajamento. Isso demonstra o valor do áudio não apenas no rádio, mas também em plataformas OTT (Over-The-Top) e de streaming. O estudo Inside Áudio 2024 revela que 74% dos CMOs (Chief Marketing Officers) planejam apostar no áudio em suas campanhas, refletindo a crescente confiança no poder do rádio e do áudio digital para alcançar o público. 

Além disso, 61% dos líderes de marketing investirão em ações específicas para rádio e podcasts, e 60% destinarão verbas às plataformas de streaming de música. No Brasil, o mercado de rádio veiculou mais de um bilhão de minutos de publicidade no primeiro semestre de 2024, destacando a importância do meio no tempo de exposição das marcas.

No Brasil, a penetração do rádio é ainda maior em algumas regiões, como no Sudeste, onde atinge 83%. Essa representatividade faz do meio uma oportunidade valiosa para marcas que buscam expandir seu alcance e diversificar sua comunicação, fortalecendo seu branding regional.

Publicidade tem alta receptividade dos ouvintes

Os ouvintes de rádio demonstram alta receptividade à publicidade: 83% afirmam ter escutado comerciais em algum formato de áudio, sendo que 38% já compraram ou pesquisaram produtos após ouvirem anúncios no rádio. Esse dado reforça o rádio como um meio eficaz para a publicidade, criando alto grau de conversão e engajamento.

O estudo também destaca a afinidade de setores específicos com o rádio, como construção e acabamento, agropecuária, saúde e automotivo, que investem no meio por sua capacidade de gerar proximidade com o público, especialmente em regiões com maior penetração, como o Sudeste do Brasil. O rádio, quando combinado com outras mídias, como redes sociais e plataformas de áudio on-demand (AOD), também amplia significativamente o alcance das campanhas.

O Target Group Index mostrou que, na combinação de redes sociais e rádio, há uma penetração de 94% e um acréscimo de 9% no alcance. Quando o rádio é combinado com AOD, o aumento de pessoas alcançadas chega a 46%.

Os principais setores incluem:

• Construção e Acabamento:5.069% de afinidade com o rádio, com um share de 0,3% no total de investimentos em mídia.

• Agropecuária: 4.407% de afinidade, com um share de 0,1%.

• Minas e Energia: 961% de afinidade, com um share de 0,8%.

• Saúde: 549% de afinidade, com um share de 1,5%.

• Imobiliário: 366% de afinidade, com um share de 1,1%.

• Cultura, Lazer e Esporte: 228% de afinidade, com um share de 3,1%.

• Automotivo: 122% de afinidade, com um share de 2,6%.

• Educação: 47% de afinidade, com um share de 3,7%.

Com informações da assessoria de imprensa da Kantar IBOPE Media

Fonte: Tudo Rádio

(FOTO: GRÁFICO DADOS / SITE SINDIRÁDIO)







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