A primavera só começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 15h19, no Hemisfério Sul. Mas os visitantes da 48ª Expointer já podem ter uma prévia da estação mais colorida do ano na parcela temática das Plantas e Flores Ornamentais do Espaço da Emater/RS-Ascar.
Neste ano, os canteiros apresentam um cultivo com seis espécies de flores: dália, girassol, gladíolo, ornitoghalum (ou Flor de Belém), statice e impatiens. São plantas de fácil cultivo em pequenos espaços, com grande potencial de diversificação e geração de renda para as propriedades rurais, além de consolidarem um trabalho desenvolvido há muitos anos em diversas regiões do Estado através do projeto Flores para Todos – parceria da equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a Emater/RS-Ascar.
A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Fernanda Gilli explica que este ano a parceria se deu no fornecimento dos bulbos e sementes, enquanto o planejamento para que as flores estivessem floridas no período da feira, o acompanhamento do plantio e também do cultivo foram realizados pelos técnicos da Instituição. “O projeto vem, estimula, mas depois o produtor vai ter autonomia de produção na sua propriedade e pode prosseguir. Mas a parceria permanece. É um programa muito importante, e a gente vê o quanto as famílias têm interesse em desenvolver esse projeto, implantar essas flores de corte para geração de renda, para a autoestima das famílias e, inclusive, para agregar outros valores, como o turismo rural e a participação nas feiras”, destaca.
A agricultora Rosemary Gelinski-Solka, de Barra do Ribeiro, confirma os impactos positivos. “Comecei produzindo cactos e suculentas e hoje planto também flores de corte durante o ano todo. O assessoramento da Emater fez toda a diferença quando decidimos migrar do plantio de hortaliças para as flores e plantas ornamentais. Na época, participei do Flores para Todos, da Emater e da UFSM, e isso foi um aprendizado fundamental para a geração de renda da nossa família e minha, em particular. Hoje administro nossa floricultura e a atividade de turismo rural da nossa propriedade, e só conquistamos essa realidade com o apoio da Emater”, afirma.
De acordo com Fernanda Gilli, a participação na Expointer tem também um caráter estratégico. “Além da orientação técnica, estamos fazendo um levantamento e registro de interesse dos extensionistas dos escritórios municipais, das doze gerências regionais da Instituição, assessorados e visitantes, para que depois a gente possa fazer uma campanha em nível regional para a aquisição de mudas e bulbos, a serem fornecidos aos agricultores interessados durante o ano inteiro. Além de conhecer as plantas, os visitantes recebem orientações técnicas sobre ciclos, semeadura, adubação, canteiros, espaçamento, ponto de colheita, transplantes, entre outros”, explica.
Fernanda ressalta ainda a grande identificação, especialmente de mulheres e jovens, com a floricultura de corte. “Inclusive no curso de juventude que a gente teve agora no Regional de Porto Alegre, tivemos dois projetos de flores, e no anterior também tinha projetos com floricultura, então é uma demanda que vem se repetindo. E tem a questão de renda também, da menor necessidade de área, pois pode ser cultivada em espaços menores, e da satisfação de estar lidando com flores, com alegria, com cores, e poder oferecer isso para as pessoas. Acho que isso também traz um bem-estar”, diz.
A iniciativa integra o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Emater/RS-Ascar, que apoia a organização dos floricultores, facilita o acesso a insumos e tecnologias de produção e amplia a inserção dos agricultores no mercado, inclusive por meio da plataforma de comercialização sediada na Ceasa/RS.
A 48ª Expointer acontece de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O Espaço da Emater/RS-Ascar situa-se na quadra 9, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar, com mais de 200 trabalhadores prontos para receber os visitantes com um bom chimarrão, informações e demonstrações tecnológicas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expointer / Jornalistas Rejane Paludo e Maria Suely Carvalho
Foto: João Vicente Ribas