A Corsan lança, na próxima quinta-feira, 4 de dezembro, em Passo Fundo, o programa Chega Junto, criado para desenvolver empreendimentos gaúchos por meio da formação de um ecossistema de fornecedores regionais. Ao estruturar a rede de parceiros por meio dessa iniciativa inédita no país, a Companhia contribui para fortalecer a economia do Rio Grande do Sul enquanto vem acelerando o ritmo de obras para universalização dos serviços de água e esgoto. Para isso, serão instalados 18 mil quilômetros de novas redes de esgoto e conectados mais de 2 milhões de imóveis nos 317 municípios atendidos pela Corsan no Estado.
Sob a gestão do Grupo Aegea desde julho de 2023, a Corsan conduz seu maior plano de investimentos da história - R$ 15 bilhões até 2033 - para cumprir as metas do Marco Legal do Saneamento e ampliar a segurança na oferta de água tratada frente a um cenário de situações climáticas extremas. Instituído por lei federal, o Marco Legal do Saneamento estabelece que, até 2033, 90% da população deverá ter acesso ao tratamento de esgoto e 99, à água potável. Com os investimentos que vêm fazendo, a Corsan projeta a ampliação da qualidade de vida de 6 milhões de gaúchos.
Para viabilizar esses avanços, o programa Chega Junto nasce como um novo modelo de relacionamento com o mercado, que permite que empreiteiros e prestadores de serviços sejam parceiros de um movimento colaborativo pelo desenvolvimento do Estado com geração de emprego e renda, oferta de capacitação contínua e garantia de previsibilidade de negócios até 2033.
Entre os principais benefícios, os parceiros passam a contar com:
· Contratações ágeis e simplificadas em até 30 dias (antes, eram 180 dias);
· Remuneração compatível com a realidade da obra, incluindo revisões automáticas de preço;
· Obras contínuas até 2033, garantindo previsibilidade e planejamento;
· Aporte inicial de capital de giro e pagamentos facilitados;
· Bônus por antecipação de obras;
· Direito de preferência para empresas com alta performance para continuarem atuando na sua região;
· Acesso a métodos padronizados e apoio técnico direto;
· Acesso a condições especiais de locação e aquisição de equipamentos;
Motor de desenvolvimento
Para o Rio Grande do Sul, o impacto vai além da infraestrutura. “Obras mais rápidas e eficientes estimulam o desenvolvimento urbano, aceleram os ganhos ambientais e ampliam a valorização econômica dos imóveis e municípios. A prioridade para empresas e trabalhadores locais ajuda a descentralizar oportunidades e formar polos técnicos especializados em saneamento, o que é algo inédito no Estado”, avalia Breno Coutinho, diretor de engenharia da Corsan.
“O Chega Junto materializa a vocação do saneamento como motor de desenvolvimento. Ao fortalecer os fornecedores regionais, aceleramos obras, geramos emprego e criamos um ecossistema mais robusto, que beneficia toda a sociedade gaúcha”, afirma Samanta Takimi, diretora-presidente da Corsan.
A Companhia está fazendo chamadas regionais para apresentação do programa e identificação de novos parceiros. Empresas interessadas podem agendar reuniões por meio do e-mail chegajunto@corsan.com.br ou pelo telefone (51) 99854-8961.
Fonte e Foto: Assessoria de Imprensa Corsan/Aegea