Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Apreensão no RS reforça alerta para os riscos de uso de sementes piratasApreensão no RS reforça alerta para os riscos de uso de sementes piratas

Compartilhe:
Publicado em 05/05/2019, Por GaúchaZH

No momento em que o Estado se prepara para cultivar a nova safra de inverno, vale reforçar o alerta dos riscos para a utilização de sementes piratas. Em ação recente realizada pela Secretaria de Agricultura, foi apreendida variedade de aveia branca que sequer está no Registro Nacional de Cultivares, pré-requisito para venda no Brasil.

— Nesse caso, estava sendo vendida semente desconhecida do sistema nacional. Isso traz dúvida de qual material vegetal está sendo semeado — reforça Rafael Friedrich de Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da Secretaria da Agricultura do Estado.

O próximo passo será identificar como esse material chegou ao Rio Grande do Sul. No ano passado, a secretaria realizou 311 ações. Houve 13 autos de infração, 22 de apreensão e 308 termos de fiscalização. Além das ações de rotina, a Secretaria da Agricultura também age a partir de denúncias (que podem ser encaminhadas para inspetorias ou pelo e-mail insumos@ agricultura.rs.gov.br).

Hoje, segundo Lima, a principal infração detectada é a do chamado “saco branco”, quando são feitas apreensões de produtos em sacas sem qualquer tipo de identificação de origem:

— Ao comprar semente pirata, além de não ter garantias de germinação, vigor e pureza, o produtor tem perda de produtividade na largada. Se começou a lavoura com semente ruim, já está perdendo na saída.

Jean Carlos Cirino, diretor da Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul) reforça ainda que a aquisição de material ilegal, sem origem e controle de qualidade, pode ser uma porta aberta para a entrada de doenças e plantas daninhas nas lavouras.

— É um saco branco, porque não diz quando foi produzido. Imagina o risco envolvido no processo — reforça Cirino.

Os gaúchos vêm evoluindo na adoção de sementes certificadas. Na soja, no ciclo 2071/2018, o percentual chegou a 49%.

(FOTO: IMAGEM ILUSTRATIVA)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 18 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 17 de Abril de 2024