Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Mais de 1,4 milhão de famílias do RS usam lenha e carvão para cozinhar, aponta IBGEMais de 1,4 milhão de famílias do RS usam lenha e carvão para cozinhar, aponta IBGE

Compartilhe:
Publicado em 02/06/2019, Por G1/RS

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o perfil das casas brasileiras em 2018 apontou que mais de 1,4 milhão de famílias gaúchas adotaram a lenha e o carvão para cozinhar, em substituição ao gás de cozinha, cujos preços vem subindo nos últimos anos.

Na comparação com 2016, são 79 mil famílias a mais. "Dado o peso no orlamento, isso faz, incentiva que você busque alternativas substitutas que amenizam o orçamento do consumidor", analisa o economista Anderson Denardin.

Para os vendedores de lenha, é uma boa notícia. O lenheiro Amauri Graciano comemora o bom momento para o seu negócio.

"Pegam de carro aí, buscam de saco aí. Tudo do jeito que dá. Tudo pra dar uma reduzidinha no orçamento. E já aquece a casa também", observa.

Nas lojas também é possível perceber a preferência do consumidor. Em uma delas, desde o início do frio, já foram vendidos mais fogões a lenha do que em todo o ano passado.

"O pessoal tá pesquisando bastante, mas não tá deixando de comprar. E hoje a procura é muito grande", conta o encarregado de vendas Diego Leonardi.

Por outro lado, as distribuidoras de gás sentiram a diminuição na procura pelos botijões. Em Santa Maria, uma distribuidora fez promoções para não perder clientes.

"Se você não consegue baixar pra população ter a renda pra poder comprar, acaba não aquecendo o comércio. O dinheiro fica parado e não gira. Então vamos ajudar a população, vamos vender um pouco mais barato e ganhar no volume", aposta o gerente Patrick Galiza.

Antes de aderir ao fogão a lenha, no entanto, é bom calcular se vale a pena, como lembra o economista.

"Tem que ponderar de forma muito cuidadosa a questão do impacto que gera no orçamento e efetivamente se isso não vai impactar no risco implica essa mudança, essa busca de alternativas no consumo de combustíveis", comenta.

A dona de casa Mari Terezinha Cordeiro adotou o fogão a lenha tanto no inverno quanto no verão. "Ajuda em tudo. No orçamento, pra secar roupa, em tudo", comenta.

(FOTO: REPRODUÇÃO / RBS)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Gerentes Cresol Agência de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 24 de Abril de 2024
ENTREVISTA Falando sobre Saúde