Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Governo de Ibiaçá inaugura “Espaço Maker” dedicado a ciência e tecnologiaGoverno de Ibiaçá inaugura “Espaço Maker” dedicado a ciência e tecnologia

Compartilhe:
Publicado em 31/07/2019, Por Fonte Agência de Jornalismo

Na terça-feira (30) o governo de Ibiaçá, juntamente com a Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, inauguraram o Espaço Maker de educação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricardo Durigon. O local abriga uma sala de informática com dez computadores e recursos para oficinas de robótica livre.

Gean Luca Pizzinatto Milani (9), Isaías de Oliveira Mariques (10) e Mateus Siqueira (10), alunos do quarto ano na Escola, foram ao gabinete do prefeito para pedir os recursos. "Eu e meus colegas fomos conversar com o prefeito e pedimos para termos aula de robótica e uma sala de informática. Fomos atendidos e estamos muito felizes", disse Gean Luca.

De acordo com o prefeito Claudiomiro Fracasso, o governo de Ibiaçá busca constantemente inovar em todas as áreas. "Mais importante que inaugurar o Espaço Maker, é ver o brilho nos olhos dos nossos alunos. Perceber a satisfação dos estudantes em ter mais esta ferramenta e participar deste momento nos alegra muito", declarou o prefeito.

O professor mestre em Ciência da Computação, Paulo Henrique Santini, natural de Ibiaçá, é quem vai trabalhar uma vez por semana atendendo os 60 alunos já inscritos. "Já temos parte dos equipamentos, computadores já instalados, mas ainda está chegando muito material como, por exemplo parafusadeira, alicates e soldador, motores de vibração, dentre outros.", esclareceu o professor.

Ainda, segundo Santini, cada turma terá um nome o qual tem alusão a grandes figuras e personagens do mundo da informática. "Assim como em uma sala tradicional, também teremos atividades e produziremos materiais físicos e digitais para divulgação do projeto em nosso blog e demais redes sociais, possibilitando ao aluno ser o protagonista da sua própria criação, também estamos introduzindo a metodologia Steam que trabalha cinco aspectos da educação maker (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), a ideia é unir todos esses aspectos dentro de um único ambiente. Estamos também trazendo uma metodologia muito utilizada nas escolas da China (referência tecnológica nos tempos atuais) que é a utilização de sites para ensinar matemática, lógica, lógica de programação e demais fundamentos da computação. Esse método me permite trabalhar a distância com os alunos, já que nos encaminhamos para este tipo de ensino. A partir deste espaço, os alunos poderão trabalhar em casa em seus smartphones, notebooks.", ressaltou Santini mencionando que, por meio da cultura maker, haverá uma expansão do aprender.

 

O que é o Espaço maker?

A palavra maker, vem do inglês, significa "fazer'' e tem uma relação direta com o termo faça você mesmo (ou do inglês DIY ou do it yourself).  A criação de diferentes espaços de aprendizagem e o conceito de "colocar a mão na massa" estão diretamente relacionados ao conceito Movimento Maker na Educação.

 

Objetivo deste Projeto

De acordo com Santini, educar as novas mentes da era digital é um grande desafio. Os estudantes e entusiastas sentem necessidade de saber mais sobre o mundo em que vivem e, principalmente, de interagir de forma ativa nesse contexto, não sendo apenas consumidores de informações ou soluções já desenvolvidas.

(FOTO: DIVULGAÇÃO)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024