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Marketing de alta performance é tema de painel no Congresso da AgertMarketing de alta performance é tema de painel no Congresso da Agert

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Publicado em 24/10/2019, Por Coletiva.net

O segundo dia do 25° Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão, realizado pela a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), foi encerrado com uma palestra sobre Marketing de alta performance. Quem explanou sobre o assunto foi o Head de Marketing da Airaz, empresa do Grupo Zaffari, Juan Pablo Boeira. Ele resumiu a temática do painel em duas palavras: construir valor.

Ao dar início ao conteúdo, explicou o que é branding, o que, para ele, é o que as pessoas falam da marca quando o dono não está perto. Ao orientar o público sobre como construir uma marca relevante, citou a estratégia que busca adotar sempre: "Os 10 mandamentos para a criação de uma religião". São eles: rituais, símbolos, apelo, grandeza, pertencimento, evangelismo, visão, inimigo, história e mistério.

Outro ponto primordial para Juan é a relevância da marca, que julga ser a moeda do mundo moderno. Para tal, necessitam ter propósito e se comunicar corretamente. "Não falamos mais sobre o que vendemos, mas sobre o que fazemos para que as pessoas se sintam bem", explicou. Conforme explicou, para construir promessas relevantes é preciso encontrar a sua real vocação. "A grande distinção das marcas é devolver às pessoas ações sociais e relevantes para a sociedade", analisou.

Entretanto, ele disse acreditar que ser relevante não é fácil diante de tantos estímulos, que podem chegar a, aproximadamente, 6.225 mil por dia, gerando ao equivalente a sete jornais de conteúdo diariamente. Juan alertou que estamos vivendo na saturação da informação e ilustrou com uma foto de uma gôndola com 36 tipos de pães integrais. "Isso gera a saturação do poder de escolha. O que se entende hoje por "infoxication" ou intoxicação da informação", disse.

Ainda, ele apontou que entender o comportamento do consumidor é mais importante que a pesquisa demográfica. "A pesquisa qualitativa que conhecemos ficou para trás. Saber o que as pessoas querem e pensam é muito mais importante do que entender o sexo ou a idade, por exemplo", explicou. Para tal, há a necessidade de criar metodologias para identificar as pessoas "além dos seus muros".

Para Juan, o caminho se resume em uma palavra: inovação. Ou seja, transformar o branding em gestão voltada para a inovação, com o foco no que fará para aumentar o preço e, não, para reduzir custos. Para isso, é preciso entender sobre dados, isto é, big data, business e analytics. Posteriormente, apresentou uma metodologia para a resolução de problemas complexos, que foi criada em um hackathon proposto pela empresa na qual trabalha. Forma geradas 28 ferramentas, como a disponibilização de uma assinatura sonora, por exemplo. "Tecnologia virou argumento de relevância", pontuou.

Por fim, comentou sobre a importância da inteligência artificial e como ela pode ser de fácil acesso. Então, explanou sobre Data Analytics, que se resume em velocidade, volume, valor, veracidade, variabilidade e visualização dos dados. Para exemplificar, citou um case da Smart Fit, que desejava angariar novos clientes em um determinado shopping. A partir da jornada de consumo das pessoas que possuem o cartão do Zaffari e do Bourbon e de quem curte a página deles no Facebook, a marca selecionou esta base e filtrou quem comprou algo relacionado à academia, como roupas esportivas e alimentos fitness. Assim, enviaram a este público SMSs, newsletters, mensagens de WhatsApps e no Messengers do Facebook com um desconto para a loja.                               

O Grupo de Comunicação Rádio Sananduva está presente no Congresso, sendo representado pelos gerentes Vitor e Daniel Belin.

JUAN PABLO BOEIRA - DIVULGAÇÃO







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