Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Lagoa Vermelha tem decreto de situação de emergência reconhecido pela UniãoLagoa Vermelha tem decreto de situação de emergência reconhecido pela União

Compartilhe:
Publicado em 30/10/2019, Por Assessoria de Imprensa Pref. de Lagoa Vermelha

Foi publicado no Diário Oficial da União o decreto de situação de emergência do município de Lagoa Vermelha sobre a tempestade de granizo, na terça-feira (29). Com essa autenticação, divulgada na portaria 2.532, os moradores que sofreram danos materiais em suas residências poderão sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e o Município terá a oportunidade de obter mais recursos a nível federal para os atingidos pelo granizo.

De acordo com o coordenador da defesa civil de Lagoa Vermelha, Admilson Silva, a Caixa Econômica Federal já solicitou a documentação com os dados sobre quais bairros e residências foram danificados pela tempestade. "Após essa etapa, será aberto um período para cadastramento dessas pessoas, e dessa forma oportunizando o saque", explica. Admilson complementa que em breve será divulgado o local para cadastro.

"Somente quem foi atingido tem direito ao benefício", alerta o coordenador.  Segundo ele, todos os membros da família terão direito ao saque do FGTS. "A Caixa irá conferir todas as informações e, também, creio que pedirão um comprovante de residência".

O coordenador comenta que o Estado do Rio Grande do Sul já enviou 100 cestas básicas que serão distribuídas aos cidadãos afetados pela tempestade, além do encaminhamento de 2,5 mil telhas - duas mil de quatro milímetros e 500 de seis milímetros.

 

Ajuda da União

O Município poderá obter ajuda com o reconhecimento da União, pois Admilson salienta que Lagoa Vermelha não consegue suprir todas as demandas, devido ao grande número de atingidos.  "Nós vamos buscar ajuda da União, pediremos mais alimentos, e tentaremos buscar recursos para a reconstrução de algumas casas que foram interditadas", diz.

Até o momento 11 casas estão condenadas e precisam de demolição, e duas estão interditadas temporariamente. As famílias residentes destes locais estão em casas de parentes e amigos. "Por enquanto esses são os dados que temos, mais relatórios serão analisados e contabilizados", esclarece Silva.

(FOTO: DIVULGAÇÃO PREFEITURA)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 18 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 17 de Abril de 2024