Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Consultas gratuitas para detecção de câncer de pele serão oferecidas em oito cidades gaúchasConsultas gratuitas para detecção de câncer de pele serão oferecidas em oito cidades gaúchas

Compartilhe:
Publicado em 04/12/2019, Por GaúchZH

Neste sábado (7), será o Dia D de Prevenção ao Câncer de Pele. Em todo o país, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promoverá consultas gratuitas para a detecção da doença, em parceria com unidades de saúde. No Rio Grande do Sul, haverá nove pontos de atendimento, sendo dois deles na Capital e sete em outras cidades do Estado (confira lista completa abaixo).

A iniciativa faz parte da ação nacional do Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para incentivar a prevenção ao câncer de pele. Na Capital, participarão da atividade especialistas de outras instituições, como Santa Casa de Misericórdia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto alegre (UFCSPA).

Renato Bakos, professor de dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e chefe do serviço de dermatologia do HCPA, aconselha aqueles que têm alguma suspeita de ter a doença a procurar um hospital ou posto de saúde. O principal sintoma do melanoma, tipo mais comum de câncer de pele, é o surgimento de manchas com algumas características pontuadas pelo profissional.

 

Dezembro Laranja

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165 mil novos casos de câncer de pele não-melanoma.

Entre os tumores de pele, o melanoma é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente, pode deixar mutilações no corpo. Mesmo perigoso, são altas as chances de cura, se for diagnosticado e tratado precocemente.

No Rio Grande do Sul, conforme informações preliminares  do departamento de informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), a estimativa é que 10 mil novos casos de câncer não-melanoma tenham surgido em 2018 em homens para cada 100 mil habitantes. Em mulheres, a estimativa é de 5,5 mil novos casos para 100 mil habitantes. Em Porto Alegre, os índices de 2018 são semelhantes: para homens eram esperados 930 novos casos e, para mulheres, 550 casos, ambos por 100 mil habitantes.

 

Confira os locais onde será realizada a ação no Estado

- Ambulatório de Dermatologia Sanitária – Porto Alegre – Avenida João Pessoa, 1.327.

- Posto de Saúde IAPI – Porto Alegre – Rua Três de Abril, 90.

- Ambulatório do Hospital Universitário da ULBRA –  Canoas – Avenida Farroupilha, 8.001.

- Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul – Caxias do Sul – Rua Francisco Getúlio Vargas, 1.130.

- Ambulatório de Especialidades Médicas do Centro Clínico Univates – Lajeado – Avenida Alberto Müller, 1.151.

- Ambulatório de Dermatologia – Passo Fundo – Rua Reixeira Soares, 808

- Centro de Especialidades Municipal de Pelotas – Pelotas – Rua Voluntários da Pátria, 1.428

Ambulatório do Hospital Universitário de Rio Grande – Rio Grande – Rua Visconde de Paranaguá, 102.

- Hospital Ana Nery – Santa Cruz do Sul – Rua Pereira da Cunha, 209.

- Policlínica Municipal de Uruguaiana – Uruguaiana – Avenida Presidente Vargas, 2.990.







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024