Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Santa Cruz do Sul começa construção do primeiro posto de saúde sustentável do paísSanta Cruz do Sul começa construção do primeiro posto de saúde sustentável do país

Compartilhe:
Publicado em 13/01/2020, Por Correio do Povo

O município de Santa Cruz do Sul executará um projeto considerado pioneiro no país na área da saúde e meio ambiente. Um evento no último sábado no Palacinho da Prefeitura marcou o início das obras do primeiro posto de saúde sustentável, no bairro Pedreira. Cerca de 4,2 mil pessoas serão beneficiadas com a nova unidade, que começa a ser construída nesta semana e deve ser entregue até o fim do ano.

A estrutura terá um sistema para coleta e armazenagem de água da chuva, que permitirá a utilização de recursos hídricos não-potáveis nas descargas dos vasos sanitários e também para regas nos canteiros e horta da unidade. As lâmpadas usadas serão 100% de led e 70% do abastecimento elétrico do local ocorrerá com energia renovável. Para isso, placas fotovoltaicas serão instaladas e garantirão quase a totalidade da energia consumida no local.

O secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, destacou que, além da questão ambiental, haverá economia aos cofres públicos, pois o posto gerará a energia que consumirá. “Não vejo como planejar a saúde das pessoas sem pensarmos no todo. Em um cenário de mudanças climáticas, aquecimento global, todos somos responsáveis. Por isso, optamos pela energia limpa, por exemplo. O poder público deve ser indutor e catalisador dessas mudanças”, afirmou o secretário.

O local contará, também, com uma horta para cultivo de chás e plantas medicinais livres de agrotóxicos. Restos de alimentos legumes e vegetais se transformarão em adubo orgânico através de composteiras que serão instaladas na unidade. Com investimento de pouco mais de R$ 1 milhão, a estrutura física é completada por farmácia, salas de triagem, de recepção, de espera, de atividades coletivas, de agentes comunitários, de saúde, de vacinas, de administração, de procedimentos, de curativos e de observação, três consultórios médicos e um odontológico, central de material esterilizado simplificada, copa, quatro banheiros (dois acessíveis), depósito de material de limpeza, rouparia, varanda, e área de ambulância. O projeto é assinado pela arquiteta do município, Karianne Pacheco.

A nova unidade levará o nome do sambista santa-cruzense Alcemiro dos Santos. “Escolhi, pessoalmente, o nome desse meu amigo para denominar o primeiro posto sustentável do Brasil: Estratégia de Saúde da Família Pedreira Alcemiro dos Santos. O Alcemiro era uma pessoa extraordinária, inteligente e um dos melhores músicos que Santa Cruz produziu”, disse o prefeito Telmo Kirst.







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 25 de Abril de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 24 de Abril de 2024
ENTREVISTA Gerentes Cresol Agência de Sananduva