Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Majestade poderá ser mais uma empresa exportadora de SananduvaMajestade poderá ser mais uma empresa exportadora de Sananduva

Compartilhe:
Publicado em 04/02/2020, Por Assessoria de Imprensa Dep. Paparico Bacchi

O governador Eduardo Leite confirmou a participação do Estado no asfaltamento da estrada de acesso ao Frigorífico Majestade, localizado na Linha Boa Vista, interior de Sananduva. A demanda foi apresentada em audiência agendada pelo deputado Paparico Bacchi e que contou com a presença do prefeito Leomar José Foscarini (atual presidente da Associação dos Municípios da Região Nordeste Rio-grandense - Amunor) e do presidente da Cooperativa Majestade, Egídio Loregian. O secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella e subsecretário da Receita Estadual, Eduardo Jaeger, também estiveram presentes.

O deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa, reiterou ao governador, que o projeto de infraestrutura é indispensável para o fortalecimento da economia de Sananduva e toda a região Nordeste do RS. De acordo com o parlamentar a não pavimentação do trecho de aproximadamente quatro quilômetros dificulta a exportação dos produtos de origem animal, industrializados com altos padrões de tecnologia e reconhecidos nacionalmente pela qualidade e sabor.

O Frigorífico Majestade tem capacidade de até 2.500 suínos por dia, o projeto que está em andamento é para abater 1.600 suínos por dia. Toda a produção de suínos abatidos fomenta a cadeia produtiva formada por 250 propriedades constituídas por produtores de suínos associados à cooperativa espalhadas em 16 municípios da região Nordeste. A produção e comercialização da Majestade gera 584 empregos diretos e mais de 3.500 indiretos. A meta inicial da cooperativa é exportar para a lista Brasil, após buscar novos mercados na Ásia e Europa.

Após dialogar com as lideranças e ouvir os argumentos o governador Eduardo Leite, propôs a execução do projeto por meio de uma parceria público privada. A Cooperativa Majestade será a responsável pela elaboração do projeto de engenharia, ambiental e de custos. A partir dos valores orçados, segundo o governador, será possível definir o percentual de investimento do Estado e a cota de participação da prefeitura de Sananduva. Parte do investimento poderá ser abatido no Imposto sobre a Circulação de Produtos e Serviços (ICMS), conforme prevê as regras do Programa de Incentivo aos Acessos Asfálticos do Estado do Rio Grande do Sul (PIAA/RS). O governador também determinou análise para incluir a proposta no Plano de Permissão para Realização de Obras Viárias por Empresas Privadas no Estado do Rio Grande do Sul (Provep/RS).

O deputado Paparico Bacchi e o presidente da Majestade saíram confiantes da reunião e acreditam que em breve, Sananduva terá mais uma empresa em condições de exportar seus produtos.

 

FOTOS: ANTONIO GRZYBOWSKI







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 17 de Abril de 2024
ENTREVISTA Falando sobre Saúde
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 16 de Abril de 2024