Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Profissionais de saúde elaboram plano de contingência e ações contra o coronavírusProfissionais de saúde elaboram plano de contingência e ações contra o coronavírus

Compartilhe:
Publicado em 20/02/2020, Por Ascom Pref. de Sananduva

Os profissionais de saúde de Sananduva, seguindo orientações da 6ª Coordenadoria Regional, realizam uma mobilização com o objetivo de preparar equipes para atuar frente ao coronavírus. No dia 18 de fevereiro aconteceu uma reunião nas dependências do Hospital Beneficente São João que reuniu profissionais da instituição, da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica de Sananduva.

Inicialmente foi elaborado um plano de contingência e ações a serem executadas a nível municipal. No Brasil não há nenhum caso confirmado. No RS, segundo o Ministério da Saúde, até o dia 18 de fevereiro, apenas um caso suspeito e nove descartados. É muito importante seguir as formas de prevenção: lavar bem as mãos, usar álcool gel 70%, evitar tocar olhos, nariz e boca, evitar contato com pessoas doentes, manter ambientes ventilados e etiqueta respiratória (cobrir boca e nariz ao espirrar).

 

A doença

O coronavírus é uma grande família que causa infecções respiratórias, é conhecido desde meados dos anos 1960, sete causaram doenças em humanos com sintomas respiratórios leves e gastrintestinais. Os principais são: SARS-CoV (2002) e o MERS-CoV (2012), nunca confirmados no Brasil. O último coronavírus descoberto é o COVID – 19 (2019 – nCoV), que foi identificado em 31/12/2019 em Wuhan na China, a transmissão se dá através do contato próximo (até 2m) com secreções respiratórias (tosses, espirros, contato com superfícies contaminadas) de pessoas infectadas, sem uso adequado de EPIs (máscaras, luvas).

Os sintomas são febre, tosse, dificuldade respiratória, dor de cabeça e dor no corpo, porém, de acordo com a OMS, para ser um caso suspeito, além desses sintomas a pessoa tem que ter tido contato com caso confirmado de coronavírus, caso suspeito ou histórico de viagem para área com transmissão local, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais e sintomas. O tratamento é sintomático e de suporte, não existem medicamentos específicos.

(FOTO: DIVULGAÇÃO ASCOM)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 19 de Abril de 2024
ENTREVISTA Tiago Tomielo | Vereador do Município de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024