Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Orientações diante do Covid-19 são repassadas à comunidade SananduvenseOrientações diante do Covid-19 são repassadas à comunidade Sananduvense

Compartilhe:
Publicado em 16/03/2020, Por Jornalismo Rádio Sananduva

Diante da situação mundial em relação a Pandemia do Coronavírus, diversas medidas de prevenção estão sendo tomadas. Em Sananduva, conforme orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual, protocolos passam a ser estabelecidos.

No município não há casos do Covid-19, apenas cinco casos que estão em quarentena, como forma de prevenção, já que quatro destas pessoas vieram da Itália e uma esteve no Aeroporto de São Paulo, porém nenhum tem os sintomas.

Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Karen Fincatto, nesta segunda-feira (16) ocorrerá uma reunião com todos os secretários municipais e administração municipal, para definição do protocolo que deverá ser seguido, principalmente no que se refere as aglomerações e demais situações.

A secretária deixa claro que o momento não é de alarde, mas sim de cuidado.

A diretora Médica do Hospital Beneficente São João de Sananduva, Etaine Roxo, explica que o Coronavírus tem uma infectividade muito alta, porém com baixa letalidade. O problema segundo ela, é que pela infectividade alta os casos se alastram muito rápido, podendo subir em questão de horas, tendo maior chance de chegar nos grupos de risco em sua forma mais grave.

As pessoas mais suscetíveis são os idosos, que são as pessoas a partir dos 60 anos, pessoas transplantadas e portadores de doenças de insuficiência respiratória. 

Em caso de surto, os leitos disponíveis na região, não serão suficientes para o atendimento da possível demanda. Por isso que os cuidados são tão importantes neste momento, para que se diminua a taxa de infecção.

As medidas de enfrentamento exigem alguns sacrifícios por parte das pessoas, para que a curva de casos seja achatada. Entre as orientações estão a restrição social, evitando as aglomerações, o uso do álcool gel e a lavagem regular das mãos. Além disso, é indicado que neste período as pessoas evitem compartilhar o chimarrão e evitem ainda os abraços e apertos de mão.

Outra orientação é para que em casos de estado gripal as pessoas procurem as Unidades Básicas de Saúde e não a emergência do hospital.

Dúvidas poderão ser sanadas junto pelo telefone: (54) 3343 3558.

🔊 Confira a entrevista completa na categoria Podcasts.







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 19 de Abril de 2024
ENTREVISTA Tiago Tomielo | Vereador do Município de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024