Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Chuva, granizo e vento forte provocam uma morte e estragos em várias cidades do RSChuva, granizo e vento forte provocam uma morte e estragos em várias cidades do RS

Compartilhe:
Publicado em 01/07/2020, Por Informações GaúchaZH / Rádio Tapejara / Prefeituras da Região

Vários municípios gaúchos registraram estragos por conta da forte chuva e do ciclone-bomba que ocorreu nas últimas 24 horas. Em Nova Prata, um homem de 53 anos morreu soterrado por um deslizamento de terra. Segundo a Defesa Civil Estadual, não há registro de desabrigados ou desalojados. As cidades que tiveram mais danos na área urbana são Barracão, Cacique Doble, Carlos Gomes, Itatiba do Sul, Iraí e Tapejara, todas no Norte. Às 23h50, a CEEE informou que 60 mil clientes estão sem luz — somados aos 140 mil da RGE, são 200 mil clientes sem energia elétrica em todo o Estado.

Leia também:

• Sananduva abre nesta quarta cadastro para auxílio de telhas aos atingidos pelo temporal

Estragos na região

Em Barracão, o Hospital São Valentim foi destelhado pelo vento forte. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, mais da metade da cobertura da instituição foi arrancada. Os pacientes foram realocados. Além disso, cem casas tiveram destelhamento parcial. Ainda na região, os municípios de Carlos Gomes e Cacique Doble registraram destelhamento de residências. Santa Catarina registrou danos severos.

Em Tapejara, conforme as informações dos Bombeiros Voluntários, cerca de 15 casas foram destelhadas em alguns bairros. Na comunidade do Coroado Alto, no interior de Tapejara, o salão e a capela da localidade tiveram parte da cobertura arrancada pelos fortes ventos. O salão está interditado e corre risco de desabar. Além de bloqueios que ocorreram em estradas de ligação ao município, devido a queda de árvores.

Em Erechim, a estação automática do Inmet marcou vento de 100 km/h por volta das 13h. Os efeitos foram vistos na RS-135, que liga o município a Getúlio Vargas. Árvores e troncos foram dilacerados e interromperam a pista, deixando um trecho da rodovia quase irreconhecível. 

Em Ibiaçá, pelo menos uma dezena de casas foram danificadas pelo vento. O temporal que atingiu a cidade, por volta das 13h, destelhou diversas residências e derrubou árvores. O ponto mais atingido foi próximo à saída para Sananduva pela estrada velha, na rua Marechal Castelo Branco. Moradores se uniram para cobrir o máximo possível das casas com lonas e evitar maiores prejuízos.

Em Cacique Doble, ventos fortes destruíram construções e destelhando casas e arrancando árvores, causando enormes prejuízos no município. A cidade ficou sem energia elétrica e incomunicável.

Em Lagoa Vermelha, a Defesa Civil está realizando o levantamento de residências atingidas pelo vendaval e estima que cerca de 80 residência devem ter sido atingidas. Além de um número de residências no interior do município, que estão sendo levantando pela Emater. O Inmet marcou ventos de 101 km/h às 14h. 

Em Paim Filho, o temporal também causou inúmeros danos materiais a residências, pavilhões, entre outros locais, além da queda de energia elétrica e sinal das operadoras de telefonia celular.

 

Morte em Nova Prata

Vanderlei Oliveira, 53 anos, morreu soterrado por um deslizamento de terra enquanto trabalhava na construção de um tapume perto de um barranco, por volta das 11h30min desta terça-feira (30), em Nova Prata. Chovia muito no momento no local.

A vítima chegou a ser socorrida pelos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi levada ao Hospital São João Batista, mas não resistiu.  Segundo informações repassadas pela Polícia Civil a RBS TV Caxias, Oliveira era morador de Bento Gonçalves e trabalhava na construção de um prédio, em Nova Prata.







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Miguel Paese | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024