Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Mapa do distanciamento controlado tem 12 áreas sob bandeira vermelhaMapa do distanciamento controlado tem 12 áreas sob bandeira vermelha

Compartilhe:
Publicado em 08/08/2020, Por GaúchaZH

Na primeira semana após mudança no distanciamento controlado, que agora conta com mais uma região, a de Guaíba, o governo do Estado classificou, de forma preliminar, 12 localidades do Estado em bandeira vermelha, de alto risco para o coronavírus. As outras nove áreas se encontram na bandeira laranja. A informação foi divulgada pelo governo do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (7).

Desmembrada de Porto Alegre, que está há várias semanas sob a classificação de risco alto, a 21ª região covid passou a vigorar na quinta-feira (6) e reúne os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce.

Guaíba, inclusive, é uma das classificadas como risco epidemiológico alto na versão preliminar do mapa, ao lado de Capão da Canoa, Palmeira das Missões, Erechim, Pelotas, Bagé e Uruguaiana. As regiões de Novo Hamburgo, Porto Alegre, Canoas, Taquara e Passo Fundo já estavam na bandeira vermelha na 13ª rodada e foram mantidas. A região de Lajeado apresentou melhora nos indicadores e reduziu para a bandeira laranja.

Conforme o mapa preliminar, 275 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 7.759.635 habitantes, ou seja, 68,5% da população gaúcha.

Desses, 126 municípios (597.635 habitantes, 5,3% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da regra zero-zero, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.

Municípios e associações regionais têm até as 6h de domingo (9) para apresentarem pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira (10).

 

Acordo com a Famurs altera modelo

Depois de muitas negociações, o governo estadual e a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) fecharam um acordo para alterar regras do distanciamento controlado. As medidas já devem valer para a próxima semana.

Em vez de apenas o Executivo ditar as bandeiras para todas as regiões, as decisões passarão a ser compartilhadas com as prefeituras. A ideia é que a gestão da pandemia causada pelo coronavírus seja feita em conjunto entre Estado e municípios.

O acordo ainda precisa ser oficializado por decreto. Então, cada região terá autonomia para flexibilizar as regras estaduais, desde que haja apoio da maioria dos prefeitos envolvidos e apresentação de um documento técnico. Na prática, os prefeitos de uma região de bandeira vermelha poderão, em conjunto, definir regras semelhantes às da bandeira laranja.

(FOTO: MONTAGEM RÁDIO SANANDUVA)







Podcasts

Ver + ENTREVISTA Claudenir Polli | Vereador de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 26 de Abril de 2024
ENTREVISTA Situação da Educação no Brasil, no RS e quais os desafios e soluções