Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Santo Expedito do Sul adere iniciativa da Famurs para compra de vacinasSanto Expedito do Sul adere iniciativa da Famurs para compra de vacinas

Compartilhe:
Publicado em 06/03/2021, Por Ascom Prefeitura Municipal de Santo Expedito do Sul

Em tempos de pandemia e com um ritmo relativamente lento da vacinação, atrelado à aceleração dos casos de Covid-19 em todo o estado, a administração municipal de Santo Expedito do Sul trabalha para buscar formas de acelerar o processo de imunização da população. 

Na manhã desta sexta-feira, 05 de março, o município aderiu ao termo de ajuste operacional, encaminhado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) que, em parceria com a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (AGCONP) e com o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), está se mobilizando para uma eventual aquisição de vacinas contra a Covid-19.

União entre municípios

Segundo o presidente da FAMURS, Emanuel Hassen de Jesus, foi feita uma reunião com os consórcios para debater o tema para, caso seja necessária, seja feita a compra de vacinas diretamente pelos municípios. “O caminho para fazer isso é por meio dos consórcios públicos”, comenta o presidente. Ainda assim, ele espera que isso não seja necessário e que o governo Federal adquira as vacinas. “São quase 50 dias de vacinação e não chegamos a 4% da população vacinada. No ritmo que estamos, vamos levar mais de três anos para vacinar todo o povo brasileiro”, disse.

No momento, a compra direta das vacinas, sem passar pelo Governo Federal, ainda não está autorizada. Segundo Hassen, esta semana, o presidente vetou dois artigos de uma medida provisória que trata sobre isso. “Na terça-feira foi aprovada no Congresso uma lei autorizando, que agora vai à sanção do presidente da República”, detalha.

Hassen explica que há vantagens da aquisição por meio de consórcio, em vez da compra individualmente pelos municípios, principalmente a quantidade que pode ser comprada coletivamente, adquirindo de forma antecipada o produto. “Isso também ajuda para que não haja uma disputa entre municípios do Estado. Assim, quando um conseguir, que todos consigam”, complementa.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Jair Mendes da Silva, explica que caso seja aprovada a compra de vacinas pelos municípios, a parceria com a FAMURS facilitará o processo. “A administração está engajada, atenta e, sobretudo, trabalhando com esforço, com todas as ferramentas disponíveis. Em diálogo com todos os municípios para podermos vacinar a população o mais rápido possível”, finaliza ele.

(FOTO: ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO EXPEDITO DO SUL)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 18 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 17 de Abril de 2024