Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Torcedor surdocego do São Paulo emociona ao vibrar pela 1ª conquista do clube após perda da visãoTorcedor surdocego do São Paulo emociona ao vibrar pela 1ª conquista do clube após perda da visão

Compartilhe:
Publicado em 25/05/2021, Por G1

Carlos Santana Júnior nasceu com Síndrome de Usher, doença genética que prejudica o sistema auditivo e a visão. Ele ficou cego aos 20 anos, mas não perdeu o amor pelo clube do Morumbi, acompanhando as partidas por um 'campo tátil' confeccionado pelo amigo Hélio Fonseca.

Torcedor surdocego do São Paulo, Carlos Alberto Santana Junior, de 34 anos, emocionou mais uma vez a torcida tricolor paulista ao vibrar com o fim do jejum de títulos do Morumbi após a vitória diante do Palmeiras na final do Campeonato Paulista de 2021 neste domingo (23).

“Foi o primeiro título que ele presenciou do São Paulo desde quando ficou completamente cego. Foi uma partida emocionante e significativa pra ele porque, desde o início da pandemia, ele andava bastante triste. Por causa do coronavírus, tem tido cada vez menos contato com pessoas fora da família e teve que adiar o casamento. O São Paulo é das poucas alegrias no dia a dia dele”, afirmou Hélio.

Carlos Junior e Hélio Fonseca são amigos há vários anos e dessa amizade nasceu a ideia de criar um campo tátil para que o são-paulino fanático pudesse acompanhar as partidas do time do coração.

“Vi essa ideia de um outro torcedor do Santos, que também é surdocego, e a esposa usa o campo tátil para descrever a trajetória da bola. Na Copa de 2014, reproduzi isso e coloquei outros elementos em 2018 pra que ele pudesse saber mais detalhes da partida. Além da trajetória da bola, o equipamento permite que ele saiba o nome do jogador, quem fez a jogada e como foi o gol”, conta Fonseca.

Neste domingo de final do Campeonato Paulista, os dois tinham combinado de ver a partida juntos. Porém, por causa de uma internação da mãe, Hélio se atrasou e chegou à casa do amigo apenas no segundo tempo.

“Quando cheguei, a partida já estava 1 a zero. Ele estava acompanhando pelos sites, através da acessibilidade, mas pediu que eu descrevesse pra ele como tinha sido o primeiro gol, porque queria sentir a emoção e saber os detalhes”, conta o tradutor.

“Após o fim da partida, ele contou que foi uma das maiores alegrias dele nos últimos tempos. E eu fico muito feliz de ter podido proporcionar essa emoção, não só por causa da pandemia e a amizade, mas por poder colocar a minha profissão em prática de verdade e ajudar quem realmente precisa”, completa Hélio.

Síndrome de Usher

‘Carlinhos’, como é conhecido pela família, nasceu com Síndrome de Usher, doença genética que prejudica o sistema auditivo e pode influenciar a visão. Ele nasceu surdo e foi ficando gradativamente cego, até perder totalmente a visão por volta dos 22 anos.

Apesar disso, não perdeu o amor pelo São Paulo e ganhou o coração dos torcedores tricolores em 2019, após um outro vídeo dos dois amigos ganhar as redes durante a semifinal do Paulistão, contra o mesmo Palmeiras.

A vibração de Carlinhos contagiou pela primeira vez a torcida e levou o fanático torcedor ao coração do time do Morumbi. Por convite da diretoria do clube, ele foi conhecer pessoalmente o elenco tricolor daquela época.

(FOTO:G1)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 28 de Março de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 27 de Março de 2024
ENTREVISTA Boletim Pré Custeio | Sicredi Altos da Serra