Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Aumento de casos de coronavírus leva Portugal a isolar Lisboa neste fim de semanaAumento de casos de coronavírus leva Portugal a isolar Lisboa neste fim de semana

Compartilhe:
Publicado em 18/06/2021, Por Jornal O Sul

Moradores de Lisboa serão proibidos de deixar a região no fim de semana, enquanto as autoridades lutam para controlar um novo pico de infecções da covid-19. A quarentena será obrigatória para residentes dos municípios Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira, todos da região metropolitana de Lisboa.

A nova regra passa a valer a partir de 15h (19h no Brasil) desta sexta-feira (18) e vai até 6h (10h no Brasil) de segunda-feira (21), afetando também quem estiver fora da região, já que a entrada de visitantes estará bloqueada. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a população da área gira em torno 2,9 milhões de pessoas, 30% da população portuguesa.

Ruas, estradas e principais entradas dos municípios serão patrulhadas pela polícia. De acordo com o jornal português Público, só haverá exceções em casos de emergência e para aqueles que trabalham na região metropolitana.

A média de casos diários de coronavírus em Portugal alcançou a casa das 839 pessoas, maior índice desde 3 de março, quando foi registrada uma média de 862 novas infecções por dia no país. Na quarta-feira (16), foram contabilizadas 1.350 novos casos da doença, o maior salto desde fevereiro. A maioria dos infectados foi na região de Lisboa.

“O governo tomou essa decisão para que a situação em Lisboa não se espalhe pelo resto do país”, disse em uma entrevista coletiva a ministra de Estado, Mariana Silva Vieira, que não especificou quando a medida vai acabar.

O aumento de casos ocorre menos de um mês após o país reabrir as fronteiras para turistas e visitantes da União Europeia e do Reino Unido. A ministra afirmou que a situação poderia ser pior em Lisboa que em outras áreas por conta da variante Delta do coronavírus, que foi primeiramente identificada na Índia, mas se espalhou rapidamente no Reino Unido.

A quarentena não serve para estrangeiros que estiverem no fim de semana em Lisboa, que podem viajar para dentro e fora da região.

Outro fator que preocupa as autoridades é o aumento no número de pessoas com necessidade de leitos hospitalares de terapia intensiva nos últimos dias. Dois dos maiores hospitais de Lisboa, Santa Maria e Pulido Valente, abriram uma ala adicional para pacientes de covid-19 na semana passada.

Quanto à vacinação, Portugal já aplicou ao menos a primeira dose em cerca de 4,6 milhões de pessoas, o equivalente a 45% da população de 10 milhões de habitantes. Os portugueses completamente vacinados são 2,4 milhões, 23,7% do país.

(FOTO: EBC/ JORNAL O SUL)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024
Programa Pílulas de Felicidade | com Maria Adelaide Programa dia 18 de Abril de 2024
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 17 de Abril de 2024