Envie seu whats:
(54) 99673-0977


NOTÍCIAS

Janeiro Branco: Porque a saúde mental importa?Janeiro Branco: Porque a saúde mental importa?

Compartilhe:
Publicado em 17/01/2022, Por Prefeitura Municipal de Sananduva

A campanha ‘Janeiro Branco’ abre o calendário de temas relacionados à saúde, buscando chamar a atenção para a importância de cuidar do bem-estar mental. Afinal, 2022 já chegou e com ele novas oportunidades de recomeços para planejar a vida. A escolha do mês de janeiro foi uma estratégia para chamar a atenção, logo no começo do ano, para os motivos frustrantes de não ter conseguido cumprir alguma meta. Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Segundo informações da Secretaria da Saúde, em Sananduva são realizados 400 atendimentos psicológicos ao mês nas cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de 50 encaminhamentos ao médico psiquiatra e 15 internações em leito de saúde mental e comunidade terapêutica. Os dados mostram o quanto é importante a presença de um profissional da psicologia nas Unidades Básicas de Saúde, para que possam atender, avaliar e dar os devidos encaminhamentos em cada caso.

A psicóloga da Unidade Básica de Saúde Dra. Eunice Morales Kaross (Bairro Silos), Cintya Valentini Sasso, comenta sobre a campanha desenvolvida e a importância do cuidado mental. “Janeiro Branco é uma campanha que visa chamar a atenção e conscientizar a humanidade para o cuidado de suas emoções e de sua saúde mental. Precisamos falar de saúde mental todos os dias. Segundo a Organização Mundial de Saúde o Brasil é o país mais ansioso do mundo, e o segundo maior das Américas em depressão. Então considerando a depressão eu vou citar um exemplo para vocês: imaginem uma pessoa que tem depressão e é vista pela sua própria família e pela comunidade muitas vezes como tendo comportamentos de frescuras ou ingratidão, e sendo reconhecido apenas como doença quando essa pessoa tira a própria vida. Precisamos ser mais empáticos ao sofrimento do outro. Ofereça ajuda, critique menos. Saúde mental é o equilíbrio, é a busca pela qualidade de vida.”, finaliza a psicóloga. 

Acompanhe a entrevista sobre o tema “Janeiro Branco” e Saúde Mental:  21/01 – às 10h - Rádio Sananduva (97.7 FM) 

Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no Mundo.

(FOTO: PREFEITURA MUNICIPAL DE SANANDUVA)







Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 19 de Abril de 2024
ENTREVISTA Tiago Tomielo | Vereador do Município de Sananduva
JORNAL RSA NEWS Jornal dia 18 de Abril de 2024