Envie seu whats:
(54) 99673-0977


VARIEDADES

Colheita e comercialização do pinhão seguem até junhoColheita e comercialização do pinhão seguem até junho

Publicado em 04/05/2020, Por EMATER/RS

No Rio Grande do Sul, a colheita, o transporte e a comercialização do pinhão estão liberados desde 15 de abril, conforme estabelece a portaria normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), a DC-20. A normativa também proíbe o corte de exemplares de Araucaria angustifolia nativas, portadoras de pinhas entre abril e junho.

De acordo como o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o objetivo de estabelecer uma data para início da colheita e do comércio é permitir a plena maturação das pinhas e a sua debulha natural de forma a proteger a reprodução dos pinheiros e garantir a alimentação da fauna.

O corte das araucárias somente é autorizado por motivo de riscos pessoais e/ou materiais, de interesse social e/ou utilidade pública, para construções em áreas urbanas consolidadas e de árvores oriundas de reflorestamento. 

O pinhão é importante na formação da renda e mesmo no sustento para unidades de produção familiares que trabalham com o extrativismo do produto. A comercialização se restringe basicamente aos meses de produção, que se concentra no período de abril a junho.

Na cadeia produtiva do pinhão, ainda se observam poucas iniciativas de beneficiamento, industrialização e armazenamento. 

FOTO: FELIPE CARNEIRO / AGENCIA RBS




Compartilhar: FACEBOOK

Podcasts

Ver + JORNAL RSA NEWS Jornal dia 22 de Abril de 2024
Programa Taliani Bona Gente Programa dia 20 de Abril de 2024
Programa Passa a Bola Programa dia 20 de Abril de 2024