Envie seu whats:
(54) 99673-0977


REGIÃO

Água Santa oferece técnica de Auriculoterapia no municípioÁgua Santa oferece técnica de Auriculoterapia no município

Publicado em 10/06/2019, Por Prefeitura de Água Santa

As práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) paulatinamente se tornaram uma realidade na rede de atenção à saúde pública em todo o país. Esse avanço pode ser entendido como expressão de um movimento que se identifica com novos modos de aprender e praticar a saúde.

A importância dessa característica permite afirmar que se trata de algo absolutamente sustentável e de extrema importância para as práticas que se valorizam no trabalho de saúde pública. As PICS expressam o desejo de mostrar que é possível implementar outras práticas de saúde.

No município de Água Santa as PICS vem sendo implantadas desde 2018. A unidade conta com profissionais já capacitados na área de auriculoterapia: a Enfermeira Anelise Inchoste Fagundes e a Nutricionista Luciane Pitton e pretende expandir este atendimento à população.

A auriculoterapia é uma prática milenar pautada através da reflexologia, Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Neurofisiologia que serve para promover benefícios físicos e psicológicos e pode tratar até 200 sintomas do corpo através de vasos e canais situados na orelha. Trata-se de uma técnica antiga que vem sendo utilizada até os dias de hoje e serve para promover alívio das dores, enxaqueca, trata a insônia e também problemas e disfunções de caráter psicológico.

Por ser uma técnica terapêutica, a auriculoterapia é indicada somente como uma alternativa complementar de tratamento, ou seja, ela auxilia o paciente com diagnóstico comprovado pela medicina tradicional a tratar sintomas das dores, ansiedade e depressão, além de outros sintomas passíveis de serem tratados através da técnica chinesa.

Atualmente a técnica da auriculoterapia também tem sido utilizada para tratar problemas como ansiedade, vícios, para deixar de fumar e obesidade.

A auriculoterapia constitui da pressão de determinados pontos correspondentes da região da orelha. Essa pressão pode ser realizada através de agulhas de acupuntura, laser e esferas magnéticas. O tratamento com Auriculoterapia trata-se da aplicação de sementes em pontos específicos da orelha que ficam presas por adesivos, oferecem excelentes resultados, são práticas, baratas e ainda favorecem as pessoas que sofrem por medo da aplicação de agulhas na pele.

Os atendimentos iniciarão a partir do mês de Julho deste ano priorizando os setores onde existe maior demanda, como a lista de espera de atendimento fisioterápico, já que no município existe uma alta taxa de pós-operatórios e pacientes acamados.

(FOTO: DIVULGAÇÃO PREFEITURA DE ÁGUA SANTA)




Compartilhar:


Podcasts

Ver + Entrevista candidatos Conselho Tutelar Michele Ribeiro Zanandrea - 16 de setembro
Entrevista candidatos Conselho Tutelar Joceli Maria Alves - 13 de setembro