O cuidado com a saúde vai além do atendimento ambulatorial ou tratamento de doenças. Cuidar da saúde é promover o bem-estar e oferecer ações que permitam a interação social, oportunidade e valorização do outro. Através deste objetivo, a secretaria municipal de saúde de Machadinho, realiza semanalmente atividades com grupos dentro do Projeto de Oficinas Terapêuticas.
A coordenadora do projeto, Mariana Pozzer, psicóloga, menciona que o grupo proporciona um espaço de expressão e reflexão para pessoas que de certa forma ficam isoladas, possuem limitações cognitivas, motoras ou passam por algum sofrimento. “Com atividades diversas o Projeto traz a oportunidade de pessoas saírem de casa e viverem momentos especiais” disse a profissional.
Ivanda Wolff, professora aposentada e colaboradora do projeto, reforça a grande oportunidade para pessoas que vivem de forma mais isolada e convivam com limitações. “Eu vejo o empenho e a vontade de cada um em realizar as atividades. Por meio de grupos os trabalhos evoluem” afirmou Ivanda, informando ainda que muitas evoluções já foram constatadas através da execução da proposta.
Realizados todas às quartas-feiras no período da tarde, os encontros abordam assuntos distintos que tratam da saúde e desenvolvem ações de bem-estar de acordo com cada habilidade. Com recortes, pinturas, argila, atividades artísticas, artesanais e dinâmicas que despertem o interesse dos membros participantes, o Projeto está em andamento e mesmo assim está disponível para novos membros aderirem à iniciativa. Interessados podem buscar informações junto à UBS de Machadinho.
FOTOS: SILMAR LUIZ BISCARO / ASSCOM GOVERNO DE MACHADINHO